2009 Apresentação
Eventos climáticos extremos resultam em muitos problemas socioambientais. Infelizmente, muitas mortes, como as ocorridas em Santa Catarina em 2008, são a expressão mais cruel desse tipo de acontecimento natural, sem deixar de ponderar os prejuízos materiais e as alterações dramáticas dos processos naturais das regiões afetadas.Local : IEA/USP- Cidade Universitária, São Paulo
No Brasil, em razão das características geográficas do país, observa-se que esses eventos estão presentes com certa regularidade e, a confirmarem-se as previsões do Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC na sigla em inglês), serão cada vez mais intensos e frequentes. Quais as consequências disso à população brasileira? Que ações podem ser adotadas para evitar mortes e prejuízos nas escalas que têm sido verificadas?
Essas questões serão discutidas no seminário “Riscos, Desastres Naturais e Adaptação às Mudanças Climáticas”, que terá como expositores: Maria Assunção Faus da Silva Dias, do IAG-USP, que falará sobre “Eventos Extremos e Adaptação”; Agostinho Tadashi Ogura, do IPT, cujo tema será “Desastres Naturais no Brasil: Vulnerabilidades Sociais e Econômicas e Adaptação às Mudanças Climáticas”; e Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio, da UFSCar, que tratará da “Organização Social nos Abrigos Pós-Eventos Extremos”. A coordenação será de Pedro Leite da Silva Dias, do IAG-USP e diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica.
Geólogo Agostinho Tadashi Ogura. Instituto de Pesquisas Tecnológicas -SP
42 páginas muitas ilustrações e gráficos