23/10/2012 15h10 – Atualizado em 23/10/2012 15h10
Segundo população, quando chove a situação fica caótica nas casas.
Diretor de obras da cidade afirma que córrego será limpo até sexta-feira.
Do G1 Santos
Moradores de Miracatu, no Vale do Ribeira, reclamam de um córrego está provocando dor de cabeça nos moradores de um dos bairros da cidade. O córrego corta boa parte do bairro de Oliveira Barros, é um transtorno para os moradores que sofrem com o mau cheiro e as inundações.
A dona de casa Júlia Anacleto conhece bem o problema, basta chover para a dona de casa ficar preocupada. No quarto, o piso chegou a ceder cinco centímetros, quando a água invadiu a casa. No banheiro, a umidade provocou rachaduras. “Quando enche, a água entra em casa. Não é fácil, e não é falta de ir à prefeitura, já fui lá pedir recurso, mas até agora nada”, afirma Júlia.
O pedreiro José dos Santos fala dos prejuízos. A estrutura da casa ficou comprometida por causa da infiltração e o muro do quintal está dividindo. Ele conta que a luta pela canalização do córrego vem desde 2009. “Como essa área foi aterrada, quando desloca uma pedra, vem umas três, se não tomar providencia com essa rede de esgoto nós vamos perder a casa com certeza”, diz José.
O diretor de obras de Miracatu, Agnaldo Lima da Costa, diz ter conhecimento dos problemas dos moradores, segundo ele o projeto de canalização não depende só da prefeitura. “A gente encaminhou o projeto para o governo federal, de esgotamento sanitário para todo o bairro de Oliveira Barros, para resolver o problema como um todo. Podemos dizer que vamos fazer uma limpeza no córrego para diminuir um pouco do problema e aguardar a finalização do projeto com o governo federal e a CETESB, para poder executar de fato a obra”, afirma o diretor.