«

»

Mai
25

NOTA FALECIMENTO | Arquiteto Marco Leão Gelman por Léa Corrêa Pinto

 

ITEREI FLORA foto por Léa Corrêa Pinto homenagem póstuma ao ambientalista ativista arquiteto Marco Leão Gelman

 

 

 

Senhores,

Transcrevo  abaixo texto  assinado pelo saudoso Arquiteto Marco Leão Gelman , aos 21/12/2010 e publicado no Fórum Nacional de ONGs e [EC] A ELEIÇÃO NA APEDEMARJ) bem como a  “Ode a um Amigo” por Abilio Tozini, textos de amigos do arquiteto , dentre eles Prof. Jorge Rios, Cons. e Chefe DRHS Ex-Chefe da DEA,  Geógrafo Vagner Fia, Conselheiro no Clube de Engenharia e VILMAR Sidnei Demamam BERNA, da REBIA e Claudia Abreu.

ATT., Léa Corrêa Pinto*

-.-.-.-.-.-.-.-.-.- -.-.-.-.-.-.-.-.-.–.-.-.-.-.-.-.-.-.-

21 de novembro de 2010 09:54,
m l g <aqua…@alternex.com.br> escreveu:
CAROS,
Parabéns a todos pela vitória (ver informe abaixo do MarKus Buzinsky), de trazer para a APEDEMARJ uma nova coordenação, eleita em uma Assembléia Geral, convocada segundo os seus Estatutos, e com novos elementos como Marcia Marques e o pr´prio Markus Budzynkz.
A renovação  permanente é um fato positivo na história da entidade, ela renasce sempre, obedecendo a maneira  com que TODOS se manifestam em relação à ela.
O trabalho da administração passada pode ser avaliado no site da APEDEMARJ. http://www.apedema.org.br/ e não foi pouco.
Este é o primeiro endereço por e em muito tempo que a APEDEMARJ teve e tem.
Os esforços conjuntos do Magno Neves, do Jose´Miguel e de outros companheiros foram meritórios e formam, com os esforços dos Coordenadores anteriores,  uma identidade que se projeta desde os anos 90, e que conseguiu um elenco de representações que permitem um acompanhamento DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E PRIVADAS NA ÁREA DE MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA, e que teve muito a contribuir com a História da Defesa e Proteção do Meio Ambiente no Estado do RJ.
Tem seus mortos e seus relatos!
Todos temos críticas a nós mesmos e aos demais, e isto pode ser salutar na medida em que avaliamos os resultados e os modificamos para melhor. È preciso, no entanto, a coesão, superação dos entraves, e participação de cada um, e de cada entidade.
O trabalho não deve ser delegado somente à Coordenação executiva, e à Estadual, e em decorrência o processo de ação deve ser transparente e leal, daí a responsabilidade das Comunicações com a Marcia Marques, que precisa por sua vez da transparência de toda a Coordenação, e da participaçao das Regionais e de TODOS!
Parabéns ao Magno que entrega uma APEDEMARJ com uma identidade, com um site informativo, e com renovação em seus quadros.
Parabéns ao MIguel que conseguiu obter com esforço e inteligência, num pleito justo, uma Coordenação que permitirá o prosseguimento dos trabalhos.
Todo sucesso e bençãos à nova Coordenação.
Que todos nós, independente dos problemas pessoais, uma constante na entidade, tenhamos agora a capacidade de efetivar nossa participação em apoio a um trabalho comum!
O Relatório Bruntland, em 1987, já apresentava os problemas mundiais, e agora aí estamos!
Que esta Coordenação tenha condições de liderar esta participação, com transparência e efetividade, e que obtenha o enraizamento necessário com os Grupos de Trabalho e a organizaçaõ da comunidade ambientalista fluminense como um todo!
Parabéns, o Estado do RJ sai ganhando com isso!
SUCESSO!
Contem conosco,
Marco Leão Gelman, arquiteto
Contato Agência Aquariana

-.-.-.-.-.-.-.-.-.- -.-.-.-.-.-.-.-.-.–.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Ode a um Amigo

Marco Leão Gelman, Amigo de Graça, que me olhava com a esperança que, como você, eu fosse também um Guerreiro Impecável e Implacável pela Verdade e pela Justiça!

Marco Leão Gelman, Amigo de Graça, que me olhava implorando, com um olhar de Esperança, que eu fosse mais um Guerreiro Impecável e Implacável na luta para salvar este, atacado-de-morte, Planeta-Paraíso, de nome Terra!

Pela pureza de seu coração de eterno menino, vele por nós, interceda por nós, reze por nós, junto ao Deus de Abraão, Isaac e Jacó para tenha compaixão de nós, e se não for por nós, que se apiede pelos Anjos Alados chamados pássaros, pelos seres das matas, rios, lagos, mares, desertos, mangues, criados por Deus, que não têm culpa de nosso egoísmo de raça-humana-destruidora-pelo-desejo-de-posse, que por eles, este Planeta-Paraíso seja poupado!

Marco Leão Gelman, Amigo de Graça, que me olhava com a esperança da Vida, o que lhe digo é que queria ter te abraçado mais vezes.

Receba estas lágrimas de saudade e pura emoção por ter te encontrado no meu caminho, Querido Amigo de Graça! Marco Leão Gelman, que abraçou meus sonhos, que lutou comigo minhas lutas! O que lhe digo é que queria ter te abraçado mais vezes. Reze por nós, cante salmos por nós, vele por nós.

Abilio Tozini- abilio@centroin.com.br

-.-.-.-.-.-.-.-.-.- -.-.-.-.-.-.-.-.-.–.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Sent: Friday, May 24, 2013 10:11 PM
Subject: [gaia] Re: Nota de falecimento do militante ambientalista da “velha-guarda” Arquiteto Marcos Leão Gueman
Realmente uma  GRANDE [ bem grande ...] perda
-.-.-.-.-.-.-.-.-.- -.-.-.-.-.-.-.-.-.–.-.-.-.-.-.-.-.-.-

De: jorge rios <profrios46@yahoo.com.br>
Para: rebia@yahoogrupos.com.br; vagnerfia@crea-rj.org.br; =CLUBE <conselhodiretor@clubedeengenharia.org.br>; =GRUPO
Assunto: Re: Nota de falecimento do militante ambientalista da “velha-guarda” Arquiteto Marcos Leão Gueman

Pessoal;
O mundo vai ficando CADA VEZ MENOR toda vez que se perde um amigo de tanto tempo ….
Trabalhei junto com o Marco Leao na decada de 1980 na saudosa ENGEVIX  e ele chegou a ser meu vizinho em Copacabana onde jantamos diversas vezes com a esposa dele na A POLONESA cuja comida ele adorava ….
Estivemos junto muitas vezes no Clube de Engenharia sendo a ultima QDO. ele foi assistir meu curso la no 18. andar com a VIVIANE JAPIASSU.
SDS. Fluviais;
prof jorge rios  = Conselheiro e Chefe da DRHS Ex- Chefe da DEA  http://prof-rios.blogspot.com.br/

-.-.-.-.-.-.-.-.-.- -.-.-.-.-.-.-.-.-.–.-.-.-.-.-.-.-.-.-


— Em sex, 24/5/13, Vilmar S. D. Berna <vilmar@rebia.org.br> escreveu:

De: Vilmar S. D. Berna <vilmar@rebia.org.br>
Assunto: (REBIA NACIONAL) Nota de falecimento do militante ambientalista da  Cc: “‘Gustavo Berna’” <gustavo.berna@hotmail.com>
Data: Sexta-feira, 24 de Maio de 2013, 19:54

Obrigado, Vagner, querido amigo, ainda que seja muito triste a notícia, como um dos membros da “velha guarda”, também fundasdor da APEDEMA,  deixo registrado que o meio ambiente perde um de seus mais persistentes e aguerridos guerreiros. Podemos – e é saudável que discordemos – nos métodos, mas somos unidos no mérito de lutar por um outro mundo melhor, mais pacífico, democrático e ecológico, como lutava nosso amigo Marco Leão. 

E assim, partimos, silenciosamente, Elmo Amador, Paulo Farias, Omar Serrano, Dionísio (assassinado, Tinguá, por lutar contra caçadores), Dr. Álvaro, da Serena (assassinado em Angra dos Reis por lutar contra invasores dos manguezais), Seu Edu, de Maricá (assassinado em Maricá por lutar contra areeiros), Fernando, da Univerde (assassinado por defender os manguezais), entre outros.
Todos deixam uma lacuna, um enorme vazio, que dificilmente será preenchido pelo “novo” ambientalismo de projetos, resultados, cargos e boquinhas.
É com tristeza que lamento a morte do Marco Leão, um guerreiro ambiental que tive o orgulho e a satisfação de ter como amigo e companheiro de luta.
Um abraço fraterno e ecológico do
VILMAR Sidnei Demamam BERNA
vilmar@rebia.org.br (21) 9994-7634 TIM / (21) 2610-2272 OI
Cx Postal 107.073 São Francisco, Niterói, RJ CEP 24360-970
Trav. Gonçalo Ferreira, 777 – casarão da Ponta da Ilha, Jurujuba, Niterói, RJ 24370-290
-.-.-.-.-.-.-.-.-.- -.-.-.-.-.-.-.-.-.–.-.-.-.-.-.-.-.-.-
De: Vagner [mailto:vagnerfia@crea-rj.org.br]
Enviada em: sexta-feira, 24 de maio de 2013 16:55
Para: gilvoneick@yahoo.com.br; Ong Rio Ambiental; Conferência Estadual RJ
Cc ;Assunto: Re: COE RJ – Quem representa quem – Gilvoneick
Prezados, comunico-os que recebi  telefonema com informação do falecimento do militante ambientalista da “velha-guarda” da fundação  nossa APEDEMA que foi  também membro da COE/RJ 2008, o grande companheiro(  grande em todos os sentidos!!) Arquiteto Marcos Leão Gueman da Agência Ecologica Aquariana, esteve inclusive  esteve na penúltima  reunião da nossa APEDEMA na sede do Senge/RJ.
Meus sentimentos aos familiares e aos amigos mais proximos!!
Geógrafo Vagner Fia
Conselheiro no Clube de Engenharia
-.-.-.-.-.-.-.-.-.- -.-.-.-.-.-.-.-.-.–.-.-.-.-.-.-.-.-.-

* LÉA CORRÊA PINTO 

Acesso gratuito: http://issuu.com/iterei/docs/itereimastofauna

CAPITULO ITEREI MASTOFAUNA é o segundo livro desta coleção digital composta de 21 Ebooks. O primeiro livro desta coleção “CAPITULO ITEREI MEMORIA” de Lea Correa Pinto,  foi lançado, na Rio +20, pela autora, membro do Major Groups, representante Sociedade Civil, desta Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável. Material histórico sobre o Sertão Paulista e as atividades pioneiras desenvolvidas pela pedagoga   ecologista  Léa Corrêa Pinto  na conservação in-situ das florestas, águas e montanhas, promovendo ecoturismo, educação ambiental , ciência e arte.Este primeiro livro,  relata fatos, eventos, ações de 1978 a 2012 na salvaguarda da Vida  protegida em ITEREI. O Ebook é amplamente documentado e  ilustrado com belíssimas  imagens da biota da MATA ATLANTICA,  Montanhas, Eventos,  Prospectos, Folders, Cartoons.  Registrado  na Biblioteca Nacional. 

Vale  olhar:

http://issuu.com/iterei/docs/itereimemoria1

http://www.slideshare.net/InfoAndina/mountains-under-review-human-alteration-of-landscapes-iterei-the-mountain-comes-to-rio20

http://plataforma-montanhas.rio20.net/2012/06/24/rio20-lancamento-ebook-capitulo-iterei-memoria-launching-de-lea-correa-pinto-pavilhao-das-montanhs-mountain-pavilion/

Capítulo Iterei Mastofauna”, de autoria da artista plástica ecologista, a  pedagoga  Léa Corrêa Pinto, estudiosa   da região de  Iterei e entorno. O livro, lista e retrata a mastofauna, “que são aqueles  animais caracterizados essencialmente pela presença de mamas, de coração com quatro cavidades, sistema nervoso desenvolvido, e por apresentarem temperatura interna constante, e respiração pulmonar…”[1], ou seja trata do conjunto dos animais  com estas características, que vivem, procriam e passeiam em Iterei, que é “Hot Spot” da Mata Atlântica  paulista.  O e-book  revive  ilustrações dos antigos viageiros e apresenta alguns dos cartoons realizados pela autora, a partir de pesquisa bibliográfica e em museus  desde os anos 70,  destes  animais “que apresentam temperatura interna constante, e respiração pulmonar. O macho é dotado de pênis, sendo interna a fecundação das fêmeas, que têm glândulas mamárias que segregam leite para alimentar os filhos”, enfim estudos minuciosos  dos mamíferos da fauna nacional e regional, classe de animais vertebrados, vivíparos, e que tem em Iterei seus habitats naturais. Capítulo Iterei Mastofaunadocumenta com fotos atuais  esta floresta  ainda remanescente e  primária.  Fato inédito nos dias de hoje nos limites da Metrópole São Paulo. Neste livro eletrônico,  vemos a  cibercultura levando a sociedade para dentro da floresta, para  um estado  de compartilhamento e cognição coletivos dos primatas, dos insetívoros, dos dermópteros, dos quirópteros, dos roedores, dos lagomorfos, dos carnívoros, dos perissodáctilos, dos hiracóides, dos proboscídeos, dos artiodáctilos, dos desdentados, dos folídotas, dos tubilidentados, dos sirênios, dos marsupiais , dos monotremados que compõe esta  mastofauna. Além de um bonito trabalho de registro,  mostra as ações  criativas e inéditas no âmbito da conservação e manejo de área natural,  através dos impressos de apoio de Iterei. Léa Corrêa Pinto, é moradora tradicional da área,  há  mais de 5 décadas. Além do conhecimento empírico é investigadora incansável  deste território e dos documentos  jurídico e técnico-científicos gerados sobre a Serra São Lourencinho, em especial as Montanhas  do Caçador, nesta Serra do Mar do sudeste paulista. Mamando a caducando em Iterei… este é o propósito deste livro eletrônico, que   nascido  sob forma digital é acima de tudo  documento histórico e pioneiro que  consigna e registra atores de ações cidadãs do movimento acadêmico, ecologista e ambiental – contemporâneo nacional e global, relacionando os signatários da Petição de 2008. Adita ainda  40 depoimentos manuscritos,  datados de 2012, sobre a obra e sua autora,cuja transcrição está presente em 4 releases. 

-.-.-.-.-.-.-.-.-.- -.-.-.-.-.-.-.-.-.–.-.-.-.-.-.-.-.-.-