«

»

Fev
02

AGUA | fantásticas propriedades das substâncias húmicas na retenção de água

Agua Iterei foto por Léa Corrêa Pinto 2011

por Massao Okazaki

30 de jan
Prezados(as) ambientalistas,
Cordiais saudações,
Me permitam tecer comentários a respeito do gravíssimo assunto em referência.
Página 32 diz:
Discutir alternativas e implantar ações para ampliar o uso da Billings como manancial de abastecimento (que possui o equivalente de armazenamento do Cantareira) • Paralisação do bombeamento do Pinheiros/Tietê • Revisão da concessão para geração de energia em Henry Borden • Interligação com outros sistemas produtores: Alto Tietê, Guarapiranga.
Recomendo que se retire da lista de propostas a paralisação do bombeamento do Pinheiros/Tietê, pois, ela é a peça chave para a RMSP enfrentar a estiagem que estamos vivenciando principalmente caso ela continue por mais alguns anos.
Temos que ter em mente que a Billings abastece também boa parte da Baixada Santista e que é necessária a aplicação da sustentabilidade tão apregoada pelos senhores em ações ambientais, portanto, a recirculação das águas na RMSP é prioritário e é possível, nós do PCJ já o fazemos de longa data, faça-nos uma visita e vejam as águas que nós bebemos.
Exemplos, Piracicaba bebe dessas águas:
Sumaré e Americana bebem dessas águas:
Há ainda outro agravante, não há na lista de propostas uma linha sequer sobre a revisão das atuais leis e diretrizes técnicas ambientais e seu embasamento científico cujas falhas, se houverem, podem ser uma das razões da atual situação que estamos enfrentando.
Exemplos, deveríamos rever a aplicação do parâmetro Turbidez e a parte que fala sobre remoção do Nitrogênio Amoniacal nas ETEs.
Obrigado pela atenção de todos e a disposição para prestar esclarecimentos.
Att. Massao Okazaki – Voluntário Socioambiental
Eng. Civil – CREA-63119D / Conselheiro do Comdema de Jundiaí
Observações:
1- Favor desconsiderar erros de redação, porém críticas e correções serão muito bem vindas.
2- As minhas propostas e ponderações visam cumprir a nossa Constituição art. 225 e procurar atender a Lei 9433/97 artigos 1º e 2º  sobre recursos hídricos.
3- “Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes”.
Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952).
4- Defende uma ampla revisão nos processos de tratamento de esgotos e nos sistemas de esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais e de nascentes.
5- Defende que as águas residuárias devam ser tratadas para reúso, primeiro, pela fauna e flora aquática e suas respectivas bases de microorganismos como os fungos, bactérias, algas, zooplânctons, etc.
6- Creio que chegou o momento de acabar, já, com as espumas, lixo, gases fétidos no rio Tietê em Pirapora do Bom Jesus e outras cidades. Ver site do cidadão Alex Minck: www.webcentral.com.br/pirapora .

Em 13 de janeiro de 2015 08:55, Greenpeace Brasil <relacionamento@mailing.greenpeace.org> escreveu: