«

»

Ago
27

PRÉ-LANÇAMENTO | BIBLIOGRAFIA DE ARTACHO JURADO Ídolo da Arquitetura Moderna Paulista, por Léa Corrêa Pinto, 2016

As obras arquitetônicas de Artacho Jurado foram as primeiras a serem homenageadas com o Selo de Valor Cultural da Cidade de São Paulo”. Os moradores do Parque das Hortênsias e do Apracs os receberam das mãos da Secretária de Cultura de São Paulo, M. do Rosário Ramalho acompanhada da Presidenta do CONPRESP, Arquiteta Nadia Somekh.

A Bibliografia Inédita de Artacho Jurado – Ídolo da Arquitetura Moderna Paulista, autoria e pesquisa de Léa Corrêa Pinto, foi anunciada durante a 634ª Reunião do CONPRESP -  Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo , na cerimônia de entrega do(s) Selo de Valor Cultural da Cidade de São Paulo”

“Ídolo da arquitetura moderna, reverenciado por jovens de todas idades, Artacho destacou-se como artista, desenhista, projetista e propagandista nato. Incentivou e atendeu as expectativas da classe média paulistana nos anos 50 e alavancou a verticalização de São Paulo. O fenômeno do culto a Artacho até os dias de hoje deve-se principalmente a sua personalidade e à originalidade de seus projetos inconfundíveis de linhas arrojadas, pilotis majestosos, volumetria superba, cromática acentuada e contrastante, rendilhados, cobogós e pastilhados, adicionadas de coberturas e espaços  para verde e lazer “ segundo Léa .

Bibliografia Inédita de Artacho Jurado, resultado da ação da cidadania cultural da pedagoga Léa Corrêa Pinto, foi  originalmente motivada para subsidiar o Pedido de Tombamento do Edifício Parque das Hortênsias e o Pedido de Tombamento do Edifício  Apracs, em análise pelos conselheiros do CONPRESP/DPH/SC/PMSP.

A pesquisa para esta bibliografia de Artacho Jurado, ultrapassa 650 referências, entre livros, trabalhos acadêmicos (dissertações, teses), publicações em jornais, revistas, exposições etc. Este número de referências sobre Artacho Jurado não cessa de progredir.  Diante disto para facilitar estudiosos, pesquisadores, demais interessados e neófitos ao tema,  a Bibliografia Inédita de Artacho Jurado – Ídolo da Arquitetura Moderna Paulista terá caráter público, em meio digital:

http://www.slideshare.net/LeaCorreaPinto/bibliografia-artachojurado2016r

Pré-lançamento por ocasião da Jornada do Patrimônio 2016 – Origens da Cidade aos 28 de Agosto, no evento “Chá com Prosa” à partir das 14h00, no Edifício Apracs com múltiplos atrativos culturais sobre Artacho e visita guiada pelo Apracs com avistamento do Edifício Parque das Hortênsias,  desde sua famosa cobertura aos  seus jardins tropicais suspensos até os do térreo.

Bibliografia Inédita de Artacho Jurado – Ídolo da Arquitetura Moderna Paulista:

http://www.slideshare.net/LeaCorreaPinto/bibliografia-artachojurado2016r

Sobre a Autora:

Léa Corrêa Pinto é pedagoga com  reconhecidas ações no âmbito das artes plásticas e da cidadania cultural  e ambiental

http://issuu.com/iterei/docs/lcplattes22124517088

Artacho Jurado e Parque das Hortênsias:

Pedido de Tombamento, com 141 pgs., 106 figuras   e 13 xerocópias:

http://issuu.com/itereiiguassu/docs/hortensiascompresptombamento

AdiçãoI ao Pedido de Tombamento, com  66 pgs., 15 figuras   e 45 xerocópias:

http://issuu.com/itereiiguassu/docs/hortensiascompresptombamento-adicao

Adição II ao Pedido de Tombamento, com30  pgs., 10 figuras   e 12 xerocópias:

http://issuu.com/itereiiguassu/docs/hortensiascompresptombamento-adicaoII

Hortênsias Facebook:

https://www.facebook.com/groups/639986929389478/?fref=ts

https://www.facebook.com/hortensiasdigital/?fref=ts