«

»

Mai
17

PALMITO |Quesitos para exame de palmito industrializado ou de produção semiartesanal por Engº Gerhard Erich Boehme

Boa tarde!

entre os quesitos que proponho para exame de palmito industrializado ou de produção semiartesanal, temos que considerar que a Portaria SVS/MS n° 304, de 8/04/99, que dispõe sobre a obrigatoriedade de advertência no rótulo do produto palmito em conserva, foi revogada pela Resolução – RDC n° 42, de 10/06/2008. Desta forma, todas as empresas que possuem registro ou comunicado de início de fabricação para o produto palmito em conserva estão dispensadas do uso da etiqueta de advertência.

Floresta Atlântica Iterei foto por Léa Corrêa Pinto

 

Esclareço que anteriormente a publicação da Resolução – RDC n° 42/2008, as empresas listadas como dispensadas ou que tiveram seu pedido de registro deferido após a publicação da Resolução-RDC n° 18, de 19/11/99, estavam desobrigadas de atender ao disposto na Portaria SVS/MS n° 304/1999, conforme disposto no Art 9º, § 1º  da Resolução – RDC nº 18/1999:

- as fábricas e as distribuidoras que se regularizarem no prazo previsto nesta legislação, estarão dispensadas do uso, nas conservas de palmito, do selo de advertência regulamentado pela Portaria SVS/MS n° 304, de 08/04/99.

As legislações vigentes para o produto palmito em conserva podem ser acessadas no Portal da Anvisa (http://www.anvisa.gov.br>> alimentos>>legislação>>legislação por categoria de produto>>palmito em conserva).

Esclareço ainda que o site http://svs.saude.gov.br/ pertence ao Ministério da Saúde, mas o seu conteúdo pode ser acessado pelo seguinte link.

Potanto, o quesito “g) Os rótulos apresentavam a informação de advertência obrigatória para todo palmito em conserva: “Para sua segurança, este produto só deverá ser consumido, após fervido no líquido de conserva ou em água, durante 15 minutos”?” Não se faz necessário, pois entende-se que todas as empresas que processam palmito em conserva estejam sob a conformidade com a regulamentação e sob supervisão da ANVISA e é esta evidência que o perito criminal, ou a autoridade policial, deve observar quando do exame ou visita ao local de fabricação.

Cumpre citar que a política de atendimento ao público da Anvisa estabelece  os canais de comunicação utilizados para o acesso dos usuários em diferentes situações, onde  temos:

Pedidos de informação  

Devem ser encaminhados à central de atendimento ao público por:

- telefone 0800 642 9782 (ligação gratuita para todo o Brasil, disponível das 7h30 às 19h30, de segunda à sexta-feira, exceto feriados)

- ou por escrito, através do formulário FALE CONOSCO disponível em http://www.anvisa.gov.br/institucional/faleconosco/FaleConosco.asp.

Denúncias, reclamações, sugestões ou elogios  

Devem ser direcionados à Ouvidoria desta Agência.

Mais informações em www.anvisa.gov.br no link FALE COM A AGÊNCIA http://www1.anvisa.gov.br/ouvidoria/CadastroProcedimentoInternetACT.do?metodo=inicia, ou ouvidoria@anvisa.gov.br .

Notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT)  

Para produtos sujeitos à Vigilância Sanitária devem ser feitos por meio do Sistema NOTIVISA. Para acessar o Sistema, é preciso se cadastrar e selecionar a opção Profissional de Saúde, se for um profissional liberal ou a opção Instituição/Entidade, se for um profissional de uma instituição/entidade (http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa).

Aproveito ainda para recomendar a leitura do artigo da Professora Léa Corrêa Pinto anexo.

http://lattes.cnpq.br/4896837059300211

http://issuu.com/iterei/docs/lcplattes221245170885

Sobre o artigo ” Palmito não é areca”:

http://www.mtnforum.org/en/news/2013-03-12/palm-heart-not-areca

http://nuestras-ciudades.blogspot.com.br/2013/03/terrae-areca-palmito-no-es-lea-correa.html

http://profissaobiologa.blogspot.com.br/2013/03/palmito-nao-e-areca.html

Sobre as ações da Professora Léa Corrêa Pinto em defesa da floresta atlântica nos cumes da Serra do Mar:

http://cargapesada.com.br/revista/2013/03/01/lea-luta-pelo-futuro-da-floresta/

Atenciosamente,

Engº Gerhard Erich Boehme

Perito Criminal – Polícia Técnico-Científica de São Paulo

gerhard.geb@policiacientifica.sp.gov.br

Skype gerhardboehme

(13) 8105-8800
(13) 4042-2333

—– Original Message —– 

Sent: Thursday, May 16, 2013 2:10 PM
Subject: Correção no material encaminhado sobre palmito.