«

»

Jun
05

ECONOMIA VERDE |I Seminário de Monitoramento do Financiamento Climático| Léa Corrêa Pinto

2086- RIO+20

ITEREI WED 2012 “Créditos de Carbono para Quem?”

Aliança RECOs
Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras

“.. O coordenador do Programa para a Integridade em Governança Climática e projetos da da Transparencia Mexicana (ligada à Transparency International), o brasileiro Bruno Andrade Brandão, apresentará um tutorial pelas principais fontes de informação sobre financiamento climático. A economista Amyra El Khalili, veterana do mercado de futuro e de capitais e pioneira no uso do termo commodities ambientais, fará a segunda exposição do seminário, sobre as fraudes mais comuns. ..”

05/06/12 – 16h42 – Abraji

Abraji e TI promovem seminário sobre corrupção e financiamento climático  

 


Twitter Facebook Yahoo! Email Compartilhe

 


A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, em conjunto com a Transparency International e a Amarribo (Coalizão Brasileira Contra a Corrupção), promove no Rio de Janeiro o 1º Seminário de Monitoramento do Financiamento Climático. O evento acontece no dia 18 de junho, das 10h às 13h, e se insere na agenda paralela da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). 

Se a corrupção é uma forma daninha de ameaça às instituições e iniciativas de governos em todo o mundo, a corrupção em mecanismos de financiamento climático ganha contornos mais perversos. Em casos assim, o desvio vai além da esfera da governança e prejudica o planeta como um todo, minando os esforços de redução do impacto ambiental da atividade humana.

O coordenador do Programa para a Integridade em Governança Climática e projetos da da Transparencia Mexicana (ligada à Transparency International), o brasileiro Bruno Andrade Brandão, apresentará um tutorial pelas principais fontes de informação sobre financiamento climático. Esse data-mining de cunho prático ensinará o profissional a usar fontes oficiais de informação on-line para investigações na área ambiental. Brandão também estabelecerá alguns conceitos, como “carbon finance” e “climate finance”, essenciais para a compreensão dos mecanismos de redução de emissões.

A economista Amyra El Khalili, veterana do mercado de futuro e de capitais e pioneira no uso do termo commodities ambientais, fará a segunda exposição do seminário, sobre as fraudes mais comuns. Ela destaca que embora o trabalho de prevenção seja importante, as fraudes já estão acontecendo há anos – e, pior, só foram reveladas depois que repórteres da área de economia começaram a cobrir a crise de 2008. A experiência de Amyra em casos concretos é arma poderosa para evitar desvios futuros.

A última parte do seminário será dedicada a um debate entre os jornalistas participantes do evento e os palestrantes, coordenado por um repórter da área ambiental (ainda a ser definido). O evento tem apoio da Escola Superior de Propaganda e Marketing, e será realizado no auditório da ESPM no centro do Rio de Janeiro (r. do Rosário, 90 | metrô Uruguaiana).

A participação é gratuita, mas depende da inscrição prévia através deste formulário: http://bit.ly/LneAXm

Serviço:
I Seminário de Monitoramento do Financiamento Climático
Local
: ESPM – Rio de Janeiro (r. do Rosário, 90 | metrô Uruguaiana)
Data: 18 de junho, das 10h às 13h

Programação
10h – Boas-vindas
10h15 – Apresentação (Transp. Internacional, Abraji, Amarribo e ESPM)
10h30 – Painel 1: Bruno Brandão – conceitos e fontes para acompanhamento de financiamento climático
11h15 – Coffeebreak
11h30 – Painel 2: Amyra El Khalili – Corrupção e meio-ambiente
12h30 – Debate
13h00 – Encerramento

++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Leia também

“Permissões para poluir não são commodities”, afirma Amyra El Khalili

http://www.institutocarbonobrasil.org.br/reportagens_carbonobrasil/noticia=730493

O meio ambiente chegou ao mercado

http://www.institutocarbonobrasil.org.br/artigos/noticia=730154

====================================

Não perca !

A exposição “comemorativa” do Dia  Internacional do Meio Ambiente 2012- WED- World Environmental Day por Iterei, denominada “Ponto de Vista” é parte das celebrações mundiais e está cadastrada junto a UNEP- United Nations Environmental  Protection, como evento brasileiro em  São Paulo . Nesta exposição digital produzida por Léa Corrêa Pinto *, como introdução  e parte integrante as imagens digitais “Do micro ao macro” sobre o  bioma de Mata Atlântica,  realizadas nas Montanhas florestadas de Iterei . Saõ ao todo  89 imagens   do micro ao  macro da Mata Atlântica e da biota protegida em Iterei. Destas 56  são excelentes imagens  dos  fotógrafos da natureza  que nos brindam com preciosos momentos do avistamento das aves aqui  em Iterei, no  estado de São Paulo , nas coordenadas geográficas 47 13 x 24  03, aproximadamente.

http://issuu.com/iterei/docs/itereiwedexibition

Veja também o e-book:

Capítulo  Iterei Memória, com lançamento durante a Rio+20 prefaciado por Amyra El Khalili

” ITEREI  –   a montanha irá a  RIO+20″  http://issuu.com/iterei/docs/itereimemoria1

* Credenciada pela ONU como representante de Iterei, para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável , conhecida como Rio +20, pelo segmento Major Groups- Ong e palestrante convidada  no tema “Balanço sobre as Montanhas: Alteração da Paisagem” , em defesa da  não mercantilização da natureza e da preservação dos recursos naturais para o bem comum. Co-organizou  e deu ampla divulgação ao I Seminário Paulista rumo a Rio+20, membro   Comitê Paulista Rio+20 ,  com vistas a mobilização  e sensibilização da sociedade civil para o evento que influenciará a vida de todos nestas próximas décadas.