Desenvolvimento sustentável dos ecossistemas frágeis de montanhas no Brasil
Perguntas norteadoras
Responder resumidamente e sempre que possível dar dados quantitativos
- Qual o sistema de montanhas-chave na sua região?
- Cite as principais características e o estado ecológico-ambiental deste sistema de montanhas
- Quais os papéis e contribuições destas montanhase/ou serra e/oumorros no fornecimento de bens e serviços ecossistêmicos a toda sua região?
- No seu ponto de vista quais são as principais problemas e/ou oportunidades / desafios para o Desenvolvimento Sustentável das Montanhas – SMD de sua região e como é que estes derivam dessas forças motrizes?
- Quais foram / são as principais forças motrizes internas e externas da mudanças ecômicas e sociais nestas áreas?
- Nestes ambientes montanhosos (serras , montanhas, morros, , vales), quais os impactos determinantes sobre o sistema ecológicos são as mudanças de decisões sobre o estado ecológico dos sistemas de montanha (comunidades indígenas, assentamentos , urbanização da montanha e os recursos naturais )?
- Como os sistemas de montanhas podem estrategicamente contribuir a partir da Agenda RIO+20 ?
- Como a Agenda da Rio +20 ” Economia verde e Erradicação da Pobreza” poderá contribuir e/ou prejudicar os sistemas de montanhas da sua região, do Brasil e/ou globais?
- Quais os fatores que estão impedindo e/ou promovendo a mudança para uma “economia verde, e / ou para o desenvolvimento sustentável na região da montanha?
- Como é que os fatores identificados podem contribuir e/ou impedir o desenvolvimento sustentável das montanhas?
- Como podem as contribuições positivas serem reforçadas e/ou os efeitos negativos mitigados ou totalmente evitados?
- Quais mecanismos você sugere que sejam ativados para atingir o SDM- desennvolvimento ustentável do sistema de monatanhas da sua região?
Justificativa
Considerando a Plataforma Montanhas, Vales, Vida e Cidadania ter sido instalada em Setembro de 2011 com a adesão de 500 cidadãos, entidades, redes e fóruns brasileiros em razão da importância das Montanhas e dos Vales, urbanos, rurais e florestais, quanto ao seu espaço, territorialidade e quanto a suas populações locais e aquelas a jusante, sob o ponto de vista estratégico, global, econômico e socioambiental na perspectiva das mudanças climáticas, tendo em vista que a Rio 92 colocou as Montanhas no meio ambiente global e no mapa do desenvolvimento sustentável através da introdução do Capítulo 13 da Agenda 21 , estando a Rio +20 , em pleno processo de mobilização e formatação faz-se necessário o processo inicial de consulta com vista à avaliação do status brasileiro sobre a degradação ambiental dos topos de morro, das encostas e dos vales, as ações realizadas em prol do desenvolvimento sustentável das montanhas, os desafios, as oportunidades e as medidas necessárias para avançarmos no futuro .
Prazo Etapa Internacional
29 de Outubro de 2011
Nacional Fórum Mundial Social
28 de Janeiro de 2011
Email para encaminhamento suas respostas/propostas: