«

»

Out
20

Consulta Montanhas

 

Desenvolvimento sustentável dos ecossistemas frágeis  de montanhas  no Brasil

Perguntas norteadoras

Responder resumidamente  e sempre que possível  dar dados  quantitativos 

  1. Qual o sistema de montanhas-chave na sua região?
  2. Cite  as principais características e o estado ecológico-ambiental deste sistema de montanhas
  3. Quais os papéis e contribuições destas montanhase/ou serra e/oumorros no fornecimento de bens e serviços ecossistêmicos a toda sua região?
  4. No seu ponto de vista quais são as principais problemas  e/ou oportunidades / desafios  para o  Desenvolvimento Sustentável das  Montanhas – SMD  de sua região e como é que estes derivam dessas forças motrizes?
  5. Quais foram / são as principais forças motrizes internas e externas da mudanças ecômicas e  sociais nestas áreas?
  6. Nestes ambientes  montanhosos (serras , montanhas, morros, , vales), quais os  impactos  determinantes  sobre o sistema ecológicos são as mudanças de decisões sobre o estado ecológico dos sistemas de montanha (comunidades indígenas, assentamentos , urbanização da montanha e os recursos naturais )?
  7. Como os sistemas de montanhas podem estrategicamente contribuir a partir  da Agenda RIO+20 ?
  8. Como  a Agenda da Rio +20 ” Economia verde e Erradicação da Pobreza” poderá contribuir e/ou prejudicar os sistemas de montanhas da sua região, do Brasil e/ou globais?
  9. Quais os fatores que estão impedindo e/ou promovendo a mudança para uma “economia verde,  e / ou  para  o desenvolvimento sustentável na região da montanha?
  10. Como é que os fatores identificados podem  contribuir e/ou impedir  o desenvolvimento sustentável das montanhas?
  11. Como podem as contribuições positivas serem reforçadas e/ou  os efeitos negativos mitigados ou totalmente evitados?
  12. Quais mecanismos você sugere que sejam ativados para atingir o SDM- desennvolvimento ustentável do sistema de monatanhas da sua região?

Justificativa

Considerando a Plataforma Montanhas, Vales, Vida e Cidadania ter sido instalada em  Setembro de 2011 com a adesão de  500 cidadãos, entidades, redes e fóruns brasileiros em razão  da  importância  das Montanhas  e dos Vales,  urbanos, rurais e florestais,  quanto ao seu espaço,  territorialidade e quanto a suas populações locais e aquelas a jusante, sob o ponto de vista estratégico, global, econômico e socioambiental na perspectiva  das mudanças climáticas, tendo em vista que a Rio 92 colocou as  Montanhas no meio ambiente global e no mapa do desenvolvimento sustentável através da introdução do Capítulo 13 da Agenda 21 estando  a Rio +20 , em pleno processo de mobilização e formatação faz-se necessário o  processo inicial de consulta com vista à  avaliação do status brasileiro sobre a degradação ambiental dos topos de morro, das encostas e dos vales, as ações realizadas em prol do desenvolvimento sustentável das montanhas,  os desafios,  as oportunidades e as medidas  necessárias para  avançarmos no futuro .

Prazo Etapa Internacional

29 de Outubro de 2011

Nacional Fórum Mundial Social

28 de Janeiro  de 2011

Email para  encaminhamento suas  respostas/propostas:

s.lourencinho@uol.com.br

Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam protection by WP Captcha-Free