«

»

Dez
24

MONTANHAS |Definição por Instituto Brasileiro de Geografia Estatística + Links Importantes

- Morro: Elevação natural do terreno com altura de até 300 m aproximadamente.

- Montanha: Grande elevação natural do terreno, com altura superior a 300 m, constituída por uma ou mais elevações.

Serra: Cadeia de montanhas. Muitas vezes possui um nome geral para todo o conjunto e nomes locais para alguns trechos.

- Encosta ou vertente: Declividade Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticaapresentada pelo morro, montanha ou serra.

- Pico: Ponto mais elevado de um morro, montanha ou serra.

Rio: Curso d’água natural que desagua em outro rio, lago ou mar. Os rios levam as águas superficiais, realizando uma função de drenagem, ou seja, escoamento das águas. Seus cursos estendem-se do ponto mais alto (nascente ou montante) até o ponto mais baixo (foz ou jusante), que pode corresponder ao nível do mar, de um lago ou de outro rio do qual é afluente.

De acordo com a hierarquia e o regionalismo, os cursos d’água recebem diferentes nomes genéricos: ribeirão, lajeado, córrego, sanga, arroio, igarapé, etc.

- Talvegue: Canal de maior profundidade ao longo de um curso d’água.

- Vale: Forma topográfica constituída e drenada por um curso d’água principal e suas vertentes.

- Bacia Hidrográfica: “Conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes”.

É resultante da reunião de dois ou mais vales, formando uma depressão no terreno, rodeada geralmente por elevações. Uma bacia se limita com outra pelo divisor de águas.

Cabe ressaltar que esses limites não são fixos, deslocando-se em conseqüência das mutações sofridas pelo relevo.

- Divisor de Águas: Materializa-se no terreno pela linha que passa pelos pontos mais elevados do terreno e ao longo do perfil mais alto entre eles, dividindo as águas de um e outro curso d’água. É definido pela linha de cumeeira que separa as bacias.

- Lago: Depressão do relevo coberta de água, geralmente alimentada por cursos d’água e mananciais que variam em número, extensão e profundidade.

www.geo.ufv.br/simposio/simposio/trabalhos/trabalhos…/006.pdfSimilares

um espaço físico-natural protegido, sem qualquer atividade. e) de 500 metros para cursos que tenham largura acima de 600 metros de largura. Em altitude superior a mil e oitocentos metros, ou, em estados que não tenham Florestal de 1965 a Reserva Florestal Legal é considerada uma “área …. Topo de Montanha

Agricultura de montanha: uma prioridade latente na agenda da …

www.embrapa.br/publicacoes/tecnico/…/Texto-41_27-09-11.pdf

como área de atuação ou de interesse, as temáticas da ….. de 2.500 m, apenas a altitude é considerada (TabeY la 1). terrestre é considerada área de montanha . maior que 300 m, considerando raio de 7 Nm nelas são encontradas neve em qualquer período do ….. 80% da superfície acima dos mil metros de altitude,