15 junho 2012 11h00 às 19h00 Arena da Barra, Rio Janeiro inscrições em comunicacao@iee.usp.br
O Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (EE/USP) realizará no próximo dia 15 de junho, das 11h00 às 19h00, na Arena da Barra, Rio de Janeiro, dentro das atividades oficiais da Sociedade Civil na Rio+20, o evento “Desafios da Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável”.
Apesar do relativo consenso em torno do chamado desenvolvimento sustentável, tem sido difícil dar passos concretos na direção enunciada pelo Relatório Brundtland. Tal impasse é sem dúvida político, mas é também científico. Tendo caminhado tão pouco após a Rio-92, é legítimo perguntar: será que nossos modelos econômicos estão representando adequadamente o papel dos recursos naturais na trajetória de crescimento econômico disparada pela Revolução Industrial? Após duas décadas de negociações e pouquíssimos passos concretos, não seria o caso de ao menos investigar nossas hipóteses relativas à relação entre crescimento econômico e utilização de recursos naturais?
O Brasil sediará a Rio+20, que avalia os efeitos pós Rio-92, porém, isso não se resume a um balanço. Uma plataforma ganha visibilidade mundial e também será objeto do debate – a Economia Verde. Para as Nações Unidas, o conceito subjacente a este termo é o de uma economia capaz de “melhorar o bem estar e equidade social, reduzindo significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica. Na sua expressão mais simples, uma economia verde pode ser pensada como de baixo carbono, eficiente no uso de recursos e socialmente inclusiva”. Entretanto, a substituição do atual modelo de desenvolvimento e apropriação dos recursos naturais por modelos alternativos não pode ser bem sucedida se não estiver articulada à sua plena compreensão. É preciso que perguntas desagradáveis e difíceis comecem a ser feitas nos espaços de deliberação. Por que tem sido tão difícil transitar da era do petróleo para a era das energias renováveis? Por que os enormes ganhos de eficiência e produtividade observados desde a Revolução Industrial não tem resultado em diminuição dos impactos ambientais globais? Pode-se realmente esperar que algum dia conciliemos o crescimento econômico com as atuais demandas ambientais?
Este evento visa contribuir para esta análise a partir de três questões ambientais e econômicas: a dos resíduos sólidos, a das mudanças climáticas globais e a da energia, oferecendo temas ao escrutínio e também diferentes pontos de vista científicos sobre os elementos dessas problemáticas, na construção da agenda da sustentabilidade.
PROGRAMAÇÃO
11h00-11h10 Abertura dos Trabalhos
Reitoria da USP e IEE/USP
11h10-11h30 A pós-graduação da USP na Rio+20
Edmilson Dias de Freitas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação USP
11h30-12h00 Rio 92 e os desafios da Rio+20
José Goldemberg, IEE/USP
13h00-15h00 Plenária 1 – Resíduos Sólidos e Responsabilidade Pós-Consumo
Coordenação de José Roberto Cardoso, Poli/USP
Maria Cecilia Loschiavo, FAU/USP
Patricia Iglecias, FD/USP
Sylmara L. F. Gonçalves Dias, EACH/USP
Jessica Magnusson, SP Technical Research Institute, Suécia
Maria Dulcinéia Silva Santos, Coopamare
Debatedor – Branca Martins da Cruz, Instituto Lusíada para
o Direito do Ambiente, Portugal
15h00-1700 Plenária 2 – Mudanças Climáticas: Adaptação e Mitigação
Coordenação de Tercio Ambrizzi, IAG/USP
Carlos Teodoro J. Hugueney Irigaray, Instituto O Direito por um Planeta Verde
Paulo Eduarto Artaxo Netto, IF/USP
Paulo Hilário Nascimento Saldiva, FM/USP
Pedro Leite da Silva Dias, IAG/USP e LNCC/MCT
Debatedor – Raul Silva Telles do Valle, Instituto Socioambiental
17h00-19h00 Plenária 3 – Recursos Naturais e Energia
Coordenação de Renato de Figueiredo Jardim, IF/USP
ldo Luis Sauer, IEE/USP
Roberto Zilles, IEE/USP
Igor Polikarpov, EESC/USP
Wagner Costa Ribeiro, FFLCH/USP
Ademar Ribeiro Romeiro, IE/UNICAMP
Debatedor – Ricardo Baitelo, Greenpeace
Haverá tradução simultânea
O evento conta com o apoio do Instituto O Direito por um Planeta Verde
Ines Iwashita
Serviço Técnico de Comunicação e Eventos
Instituto de Eletrotécnica e Energia – IEE/USP
fones 11 3091-2505 e 7669-9026
photo: ITEREI WWD 2010