Release Exposição “Ponto de Vista” & ” Do Micro ao Macro”
A exposição “comemorativa” do Dia Internacional do Meio Ambiente 2012- WED- World Environmental Day por Iterei, denominada “Ponto de Vista” é parte das celebrações mundiais e está cadastrada junto a UNEP- United Nations Environmental Protection, como evento brasileiro em São Paulo . Nesta exposição digital apresento, como introdução e parte integrante as imagens digitais “Do micro ao macro” sobre o bioma de Mata Atlântica, realizadas nas Montanhas florestadas de Iterei .
A exposição “Ponto de Vista” propriamente dita é composta de imagens imperdíveis de autoria de quatro birdwatchers e fotógrafos da natureza, Flavio Guglielmino, Emerson Kaseker , Demis Bucci e Dario Sanches, durante a VIII Expedição Científica do CEO- Centro de Estudos Ornitológicos à Iterei , aos 21 de abril de 2010, organizada por Luiz Fernando de Andrade Figueiredo, tendo como participantes também Ricardo Pires de Campos, André Ricardo de Souza e Gilberto Lima.
Saõ ao todo 89 imagens do micro ao macro da Mata Atlântica e da biota protegida em Iterei. Destas 56 são excelentes imagens dos fotógrafos da natureza que nos brindam com preciosos momentos do avistamento das aves aqui em Iterei, no estado de São Paulo , nas coordenadas geográficas 47 13 x 24 03, aproximadamente.
Imagens do habitat natural , das paisagens e da Mata Atlântica & Serra do Mar, protegidas em Iterei , bem como, registros históricos dos ornitólogos em momentos de trabalho ou descontração. A exposição “Ponto de Vista” apresenta as interessantes e diferenciadas composições cromáticas e distintas formatações, produzidas artisticamente por estes, fotógrafos no ano de 2010, reiterando a Teoria da Percepção Gestaltiana . Esta exposição digital , é uma boa oportunidade para sentirmos como um momento, uma mesma ave e seu habitat podem ser vistos de formas distintas, e esteticamente inspirando cada artista, a traduzir o belo , através de sua perspectiva individual. É o “Ponto de Vista” de cada um.
O projeto Iterei, tem como missão além de Conservar a Natureza, através da Arte sensibilizar a população, para a importância da preservação e estimular o conhecimento do ambiente natural . Combateu pacificamente, a perda e a derrubada de muitos hectares preservados em Iterei e a fragmentação do habitat natural do refúgio da fauna, e especificamente das aves, muitas das que aqui habitam são raras, endêmicas e em processo de extinção . Nesta luta pela manutenção da integridade de Iterei, apresentou contraposições técnicas, artísticas , científicas e jurídicas e principalmente soluções alternativas viáveis contando com o apoio e sustentação da sociedade civil organizada.
As imagens “Do micro ao macro” foram realizadas, por mim, com uma câmera Olympus X-560WP, seguindo um conselho do saudoso Dr. Aziz Ab´Sáber desde1994, durante reunião em que na antiga sede da Sociedade Brasileira pra o Progresso da Ciência, na Rua Maria Antonia no bairro de Higienópolis em São Paulo, Capital, enquanto presidente da SBPC, na presença da pedagoga Alma Romano Hoge, assessora de Iterei, o renomado geógrafo nos presenteou uma série de orientações e ilustrou-as , rascunhando desenhos e gráficos. Uma reunião em que o espírito da preservação e do desenvolvimento sustentável animava a todos, e Dr. Aziz Ab Saber, apresentava idéias com soluções e definições para o melhor desenvolvimento deste pioneiro Refúgio Particular de Animais Nativos. Época em que, acreditávamos que bastava querer preservar e que Iterei, fosse durar ad tempore e brindar com vida e beleza as futuras gerações.
Léa Corrêa Pinto
Credenciada pela ONU como representante de Iterei, para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável , conhecida como Rio +20, pelo segmento Major Groups- Ong e palestrante convidada no tema “Balanço sobre as Montanhas: Alteração da Paisagem” , em defesa da não mercantilização da natureza e da preservação dos recursos naturais para o bem comum. Co-organizou e deu ampla divulgação ao I Seminário Paulista rumo a Rio+20, como membro do Comitê Paulista, com vistas a mobilização e sensibilização da sociedade para o evento que influenciará a vida de todos nesta próxima década.