«

»

Jun
24

RIO+20: Montanhas em análise: alteração humana de paisagens incluindo um tópico especial sobre o “Montanhas do Brasil”

Todos vivem rio Abaixo- Lea Correa Pinto Apresentação

Painel

16 de junho de 2012 (11.00 – 13.00 horas) – Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Auditório, Pavilhão das Montanhas  Rio de Janeiro

Uma mensagem de boas vindas foi entregue por Rita Cardoso Delboni do Estado do Rio de Janeiro. A  apresentação “A Montanha vem a Rio +20″, foi oferecida por Léa Corrêa Pinto, coordenadora do Iguassu ITEREI,  trazendo  as Montanhas do Brasil , com enfoque  especial sobre a Serra do Mar e as pressões e alterações humanas  em especial  no leste do Brasil  em sequência, peritos das demais principais regiões montanhosas, entre elas Alpes, Cárpatos, Andes, Hindu Kush-Himalaia e os representantes do setor espacial demonstraram também   o aspecto humano de alteração das paisagens, visualizando as alterações. A aplicação de sensoriamento remoto e outros meios serão utilizados com o objetivo de melhor demonstrar a escala dos impactos, em especial, destacando as ligações a montante e a jusante. O evento foi também apresentar desafios e oportunidades concretas (por exemplo, no campo de coleta de dados, transferência de dados e metodologias de medição para a ação política concreta) com o ponto de vista de gerar uma melhor compreensão das mudanças dos ecossistemas de montanha, e o os fatores antropogênicos fatores a este respeito. PROGRAMME_Mountains under review.pdf

https://listserv.fao.org/cgi-bin/wa?A2=Friends-Mountains-L;3030f62b.1206

Subject: Rio+20 Workshop “Mountains under review: human alteration of landscapes” 16 June 2012, 11.00 to 13.00 hours, Mountain Pavilion
From: “Baldassarri, Tullia (FOM)” <[log in to unmask]>
Reply-To: List of people and institutions not members of the Mountain Partnership <[log in to unmask]>
Date: Sat, 16 Jun 2012 00:46:42 +0200
Content-Type: multipart/mixed
Parts/Attachments:
text/plain (28 lines) , text/html (89 lines) , image001.jpg (89 lines) , PROGRAMME_Mountains under review.pdf (89 lines)

 

 

http://www.flickr.com/photos/vascopress/7377571752/

PNUMA: Apresentação Técnica no Mountain Pavilion – IMG_3856

Montanhas em análise: alteração de paisagens pelo ser humano.
Recurso especial: As montanhas do Brasil.
16 de junho de 2012, 11h – 13h

Auditório, Mountain Pavilion, Parque dos Atletas, Rio de Janeiro

PROGRAMA
11:00-11:10 declaração introdutória

Rita Cardoso C. Delboni, Estado do Rio de Janeiro

11:10-11:25 “A montanha vem à Rio+20″

Léa Corrêa Pinto, coordenadora de Iguassu ITEREI

11:25-11:40 “Alpes sob revisão – mudança no uso da terra”

Giacomo Luciani, Academia Bolzano Europeia (EURAC)

11:40 – 11:55 “Experiências do Hindu Kush-Himalaia”

Madhav Karki, Diretor-Geral Adjunto, ICIMOD

11:55 – 12:10 “Tecnologias espaciais de aplicativos para o desenvolvimento sustentável nas regiões andinas

David Stevens, Coordenador de Programa, UN-SPIDER, Escritório das Nações Unidas para Assuntos de Espaço Exterior (UNOOSA)

12:10-12:25 “A necessidade de coleta de dados abrangente – experiências do PNUMA-GRID

Lawrence Hislop, chefe do Programa Polar, PNUMA (UNEP-GRID Arendal)

12:25 – 13:00 Conclusões e discussão entre palestrantes e plateia

Moderador: Peter Gilruth, Diretor do PNUMA-DEWA

Antecedentes e introdução:

Montanhas cobrem cerca de um quarto da superfície do mundo e são o lar de 12% da população humana. As regiões das montanha e seus habitantes são desproporcionalmente afetados pela mudança climática, aumento de catástrofes naturais, alimentos e crises de energia, crescimento populacional, escassez de água e desertificação, perda da biodiversidade, degradação dos ecossistemas, a migração e crescimento das cidades. Montanhas também oferecem oportunidades significativas, fornecendo serviços ambientais fundamentais, tais como água doce, conservação da biodiversidade e energia para mais de metade da humanidade.

No entanto, muitas mudanças e impactos que os ecossistemas de montanhas estão testemunhando são causadas por humanos, com a crescente urbanização, desmatamento, mineração ou mega infraestruturas. Mudanças que são visíveis, mas que agora começam a ser percebidas pelos tomadores de decisão e a sociedade.

Fato é que, até o momento, não existe um mecanismo adequado para a troca de informação ambiental atualizada entre as diferentes regiões montanhosas, ou fornecimento de informações técnicas para tomadores de decisão que incluam o ambiente de regiões montanhosas.

É necessário aprimorar a partilha de informação e comunicação como uma base sólida para a tomada de decisões, com o objetivo de ganhar também uma melhor compreensão dos problemas únicos de montanhas, em particular, demonstrando alteração humana de paisagens (mudança de uso da terra, urbanização, desmatamento, visualização de atividades de mineração, impactos do turismo, etc), desafios e oportunidades. Também é importante para melhorar o conhecimento global sobre inter-relações espaciais e socioeconômicas entre regiões montanhosas e não montanhosas.

http://pavilion.minam.gob.pe/en/news?keys=&page=1

http://pavilion.mtnforum.org/en/content/%E2%80%9Cmountains-under-review-human-alteration-landscapes-including-special-feature-%E2%80%9Cmountains

Mountains under review: human alteration of landscapes including a special feature on the “Mountains of Brazil”

 

16 June 2012 (11.00 – 13.00 hours) - Auditorium, Mountain Pavilion (Pavilion I), Athletes’ Park, Rio de Janeiro

A welcome message was delivered by Rita Cardoso C. Delboni from the State of Rio de Janeiro.

A presentation “Mountain comes to Rio+20” was been given by Ms. Léa Corrêa Pinto, coordinator of Iguassu ITEREI.   Key experts from mountain regions, e.g. the Alps, Carpathians, Andes, Hindu‐Kush Himalayas and the representatives of the space sector demonstrated the human aspect of alteration of landscapes by visualizing the changes. Applied remote sensing and other means will be used with the view of better demonstrating the scale of the impacts, in particular by highlighting the upstream and downstream linkages. The event was also present challenges and concrete opportunities (e.g. in the field of data collection, transfer of data into, and methodologies for measurement for concrete policy action) with the view of generating a better understanding of the changes of mountain ecosystems, and the anthropogenic factors in this respect.

Author:  Mountain Partnership Secretariat