«

»

Out
24

EBOOK| Lançamento Capítulo Iterei Mastofauna por Léa Corrêa Pinto

 

MAMANDO ... Salve-se quem puder!

Mamando… Salve-se quem puder!

Lançamento digital, do Ebook ,Capítulo Iterei Mastofauna”, de autoria da artista plástica ecologista, a  pedagoga  Léa Corrêa Pinto, estudiosa   da região de  Iterei e entorno. O livro, lista e retrata a mastofauna, “que são aqueles  animais caracterizados essencialmente pela presença de mamas, de coração com quatro cavidades, sistema nervoso desenvolvido, e por apresentarem temperatura interna constante, e respiração pulmonar…”[1], ou seja trata do conjunto dos animais  com estas características, que vivem, procriam e passeiam em Iterei, que é “Hot Spot” da Mata Atlântica  paulista.  O e-book  revive  ilustrações dos antigos viageiros e apresenta alguns dos cartoons realizados pela autora, a partir de pesquisa bibliográfica e em museus  desde os anos 70,  destes  animais “que apresentam temperatura interna constante, e respiração pulmonar. O macho é dotado de pênis, sendo interna a fecundação das fêmeas, que têm glândulas mamárias que segregam leite para alimentar os filhos”, enfim estudos minuciosos  dos mamíferos da fauna nacional e regional, classe de animais vertebrados, vivíparos, e que tem em Iterei seus habitats naturais. Capítulo Iterei Mastofaunadocumenta com fotos atuais  esta floresta  ainda remanescente e  primária.  Fato inédito nos dias de hoje nos limites da Metrópole São Paulo. Neste livro eletrônico,  vemos a  cibercultura levando a sociedade para dentro da floresta, para  um estado  de compartilhamento e cognição coletivos dos primatas, dos insetívoros, dos dermópteros, dos quirópteros, dos roedores, dos lagomorfos, dos carnívoros, dos perissodáctilos, dos hiracóides, dos proboscídeos, dos artiodáctilos, dos desdentados, dos folídotas, dos tubilidentados, dos sirênios, dos marsupiais , dos monotremados que compõe esta  mastofauna. Além de um bonito trabalho de registro,  mostra as ações  criativas e inéditas no âmbito da conservação e manejo de área natural,  através dos impressos de apoio de Iterei. Léa Corrêa Pinto, é moradora tradicional da área,  há  mais de 5 décadas. Além do conhecimento empírico é investigadora incansável  deste território e dos documentos  jurídico e técnico-científicos gerados sobre a Serra São Lourencinho, em especial as Montanhas  do Caçador, nesta Serra do Mar do sudeste paulista. Mamando a caducando em Iterei… este é o propósito deste livro eletrônico, que   nascido  sob forma digital é acima de tudo  documento histórico e pioneiro que  consigna e registra atores de ações cidadãs do movimento acadêmico, ecologista e ambiental – contemporâneo nacional e global, relacionando os signatários da Petição de 2008. Adita ainda  40 depoimentos manuscritos,  datados de 2012, sobre a obra e sua autora,cuja transcrição está presente em 4 releases. Este é o Release I.

Acesso gratuito:

“O Ebook “Capítulo Iterei Mastofauna” pode –ser acessado gratuitamente neste link, http://issuu.com/iterei/docs/itereimastofauna aonde pode ser  lido ,  realizado d via download  permitindo assim sua cópia e livre distribuição com a devida citação da fonte .

Divulgação:

É parte de um processo colaborativo que envolverá diversos blogues e a plataforma  Yahoogrupos e Googlegrupos. O lançamento do “Capítulo Iterei Mastofauna”será feito por vários blogs , e você também pode participar! Seu blog aparecerá dentro do Ebook , com logotipo e link no capítulo “APOIO”. Para tal encaminhe para ngiterei@uol.com.br o link da divulgação em seu blog do Ebook , e seu logo com este assunto:BLOG . O processo total de divulgação levará 30 dias. Serão  4  releases diferenciados, abrangendo cada um 10 depoimentos inéditos. O lançamento do Ebook será  a partir de Novembro 2012.

de 1 a 10 de 40 depoimentos

40 depoimentos de notórios e relevantes atores socioambientais nacionais , sobre a obra e sua  autora, compõem o Posfácio,  do Capítulo Iterei Mastofauna. Todos serão  divulgados no decorrer de 4 informativos à imprensa.

  1. 1.      Paulo Reynaldo Centro Josué de Castro,  PE : “Que este belo trabalho seja lido por muitos. Com isso poderá  poderá termos vida melhor”
  2. 2.      Helena Clara Kaplan-OAB 12326 Comissão do Meio Ambiente- OAB/MS: “Queria Léa, um sonho que se sonha só é só um sonho que se sonho só. Sonho que se sonha junto, é REALIDADE!  Que esse projeto se perpetue  e que a biodiversidade aqui retratada possa se perpetuar por muitas gerações.“
  3. 3.      Silvio Caccia Bava,  Instituto Polis- SP: “Nós, seres humanos, só podemos viver plenamente em harmonia e respeito por todos os meios, com os demais seres viventes, com a nossa Gaia. Vivemos hoje num modelo que destrói  a natureza e ameaça nossa espécie. É a insanidade de colocar o lucro e acima do bem estar e da vida. Léa, precisamos continuar lutando pela vida, pela natureza, pela felicidade. Continue firme! Você não está sozinha. Solidariamente.”
  4. 4.      Iara Pietrricovsky, Rede Brasil – INESC – Plataforma BNDES, DF: “Léa, Cabe a nós , sociedade civil organizada e movimentos sociais lutar por efetivação de Direitos, porque justiça social e ambiental não é concessão e sim luta permanente.“
  5. 5.      Anderson Andrade Aléxis, CEA, RS: Enquanto  houver pessoas como a Léa e sua luta incansável em defesa da natureza podemos acreditar no improvável. Saudações ecológicas.
  6. 6.      Cláudio Augusto, CARE Brasil, RJ: A vida se renova em cada ato. Os atos que  desejam exterminá-la, terão sempre a energia dos que lutam por mantê-la. A tua vida e luta faz parte dos inúmeros  homens e mulheres que teimam a cada dia em fazer prevalecer a nossa máxima  missão. Que a vida flua em  abundância a todos  e todas criaturas deste planeta. Luz e Paz
  7. 7.      Antonia Pereira Martins-  Fundação Viver Produzir e Preservar, PA: Querida Léa, a sua luta na defesa do seu território desde 2010, quando te conheci me emocionou bastante. Tenho certeza que as futuras gerações que irão conhecer a sua luta ficarão orgulhosas de você. Infelizmente o sistema capitalista não tem alma, ele passa por cima de tudo das pessoas, dos animais enfim, que a sua luta se junte a tantas outras Brasil a fora, no Rio Xingu, Tapajós, nas Fazendas de Camarão, às das obras da Copa… Vamos continuar a luta como diz o Poeta: Tudo  vale a Pena, quando a  alma não é Pequena.
  8. 8.      José Inácio Konzen, Coordenador de Projetos Sociais – CAMP, RS: “Parabenizo e apoio o trabalho  do ITEREI pela preservação dos recursos naturais e pela educação ambiental.
  9. 9.      Guilherme Carvalho, Educador,  FASE Amazônia: ITEREI: RESISTÊNCIA, VIDA E ESPERANÇA NAS MATAS DO INTERIOR PAULISTA.
  10. 10.   Alzira dos Santos, DF: “Lea , Meus parabens pela magnifica obrã de enorme valor científico e artístico. Merecidamente foi Incluido no acervo da biblioteca nacional. Abracos ecológicos

Sinopse:  Trata se de Ebook,  sobre os animais que tem mamas e vivem em Iterei,  área de Mata Atlântica na Serra do Mar por especialista em assuntos e problemas relacionados ao meio ambiente e a sua defesa. Mamando a caducando em Iterei…

Características do Ebook:

Ano: 2012.  Número de páginas: 233 páginas. Autora:  Léa Corrêa Pinto. Figuras: 136  . A maior parte de página inteira,  entre fotos, ilustrações e 39 depoimentos manuscritos. Às  fotos dos atores sociais,  foram dados efeitos numismáticos em homenagem ao ideário histórico e  a firmeza destes indivíduos. Formato: PDF Editora Digital : Léa Corrêa Pinto   BN 577.495-1.103-69

Sumário:

FOLHA DE ROSTO PREFÁCIO.  SUMÁRIO. INTRODUÇÃO.  2012,  FOTOS  SALVAGUARDA FAUNA ITEREI. 1975/2012,  LEVANTAMENTO DA FAUNA EM ITEREI . OBSERVAÇÕES. BREVE CARACTERIZAÇÃO DE  ITEREI. LISTA DAS ESPÉCIES DE MAMÍFEROS REGISTRADOS EM ITEREI. IMPRESSOS DE APOIO:  fOLDER iterei TRILHAs, FOLDER FACILITADOR DESCRIÇÃO FAUNA iterei, CERTIFICADO iterei de colaborador ambiental. EM PROL DA FAUNA & Habitats: ARTES VISUAIS. CAracterização. SENSIBILIZAÇãO. MOBILIZAÇãO. 2001, Manifesto de Léa Corrêa Pinto ao Presidente do IBAMA. 2009, Petição Pública:  os termos da petição, as assinaturas. ANEXOs. ÍNDICE Figuras e Fotos. Quanto à Forma. CRÉDITOS. PosFÁcio: 41 depoimentos  manuscr itos em prol a esta causa.  epÍlogo: rESOLUÇÃO SMa37/2012 sma/psa, Reportagem MAMÍFEROS. INFORMEs FINAIS. APOIOS.

coleção 21 :primeiro Ebook lançado na Rio+20

CAPITULO ITEREI MASTOFAUNA é o segundo livro desta coleção digital composta de 21 Ebooks. O primeiro livro desta coleção “CAPITULO ITEREI MEMORIA” de Lea Correa Pinto,  foi lançado, na Rio +20, pela autora, membro do Major Groups, representante Sociedade Civil, desta Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável. Material histórico sobre o Sertão Paulista e as atividades pioneiras desenvolvidas pela pedagoga   ecologista  Léa Corrêa Pinto  na conservação in-situ das florestas, águas e montanhas, promovendo ecoturismo, educação ambiental , ciência e arte.Este primeiro livro,  relata fatos, eventos, ações de 1978 a 2012 na salvaguarda da Vida  protegida em ITEREI. O Ebook é amplamente documentado e  ilustrado com belíssimas  imagens da biota da MATA ATLANTICA,  Montanhas, Eventos,  Prospectos, Folders, Cartoons.  Registrado  na Biblioteca Nacional.

Vale  olhar: http://issuu.com/iterei/docs/itereimemoria1

Veja também: http://www.onortao.com.br/ler3.asp?id=56401

http://www.slideshare.net/InfoAndina/mountains-under-review-human-alteration-of-landscapes-iterei-the-mountain-comes-to-rio20

http://plataforma-montanhas.rio20.net/2012/06/24/rio20-lancamento-ebook-capitulo-iterei-memoria-launching-de-lea-correa-pinto-pavilhao-das-montanhs-mountain-pavilion/

Fotos divulgação:

Mamando e namorando em  Iterei

 

Mamando e bebendo água : Marimbás CR MCPA Florestas Montanhas I. Iterei

 

Mamando e passeando na Floresta Iterei

Sobre a autora:

Léa Corrêa Pinto: http://lattes.cnpq.br/4896837059300211

“ É invejável sua luta para salvar  a floresta  com todos seus s eres viventes e  as montanhas e vales de ITEREI  para  onde verte uma rede  de nascentes e riachos de águas puras  e castas destas montanhas,  a favor de uma alternativa sustentável para a duplicação da Régis Bittencourt ,  que não gere um desastre ambiental na Serra,  principalmente em ITEREI, aonde ocorrerão os fortes  impactos da duplicação, que será realizada em diretriz independente  com muitas derrubadas de florestas,  cortes das montanhas e aterros,  impacto permanente aos ribeirões e nascentes,  fragmentação com perda dos habitats naturais   e  da biodiversidade, além da desfiguração da paisagem. Amyra El Khalili- Iterei – A Montanha irá a Rio+20


[1] Dicionário Aurélio