Presidente do Legislativo propõe mobilização contra a Autopista
02/03/2013 11:34
Notícias
Tijucas
Vereadores mobilizam a população para exigir direitos
No último dia 21 de fevereiro, em reunião plenária da Câmara Municipal, o vereador Luiz Rogério da Silva, o Rogerinho (PMDB), presidente do Legislativo tijuquense, propôs aos demais parlamentares o desencadeamento de uma mobilização para mostrar à Autopista Litoral Sul, empresa espanhola detentora da concessão da BR 101 (trecho São José dos Pinhais – Palhoça), que inexiste qualquer chance da população regional continuar de olhos fechados para as aberrações que estão ocorrendo. Rogérinho sugeriu o encaminhamento de correspondência exigindo algumas providências literalmente atrasadas, entre elas urgente construção da proteção de alvenaria entre o vão da marginal na cabeceira da ponte do Rio Tijucas, no Km 163,5, sentido Norte/Sul.
Em seu pronunciamento, o presidente Rogerinho soltou mais uma crítica.
“Já manifestei meu desagrado com as atitudes da Autopista e mais uma vez ela deixa a desejar. Hoje foi interditado o trevo de acesso do sentido Sul da Rodovia, acredito que nem a Prefeitura Municipal tenha sido comunicada”, disse ele.
O vereador e ex vice-prefeito está efetivamente coberto de razão. Ele lembrou que muitas pessoas usam a cabeceira da Ponte do Rio Tijucas como abrigo. Ressalta que é necessário proibir o acesso ao local construindo as proteções por uma questão de segurança.
“Temos que evitar que aquele espaço seja ocupado, ali acontecem situações inimagináveis e a vizinhança está sofrendo com furtos ocasionados por meliantes que se escondem naquele local”, informou Rogerinho.
Parlamentares respaldam proposta de Rogérinho
O presidente da Câmara Municipal encontrou perfeito amparo nas argumentações junto aos seus pares. O veterano vereador Sérgio Cordeiro, Serginho (PMDB), velho parceiro de longas jornadas do presidente Rogérinho, ainda ressaltou outro problema.
“O nosso presidente está corretíssimo ao relacionar aquele local com as famosas cracolândias. Sabemos que a maioria são viciados, pessoas doentes e que precisam de ajuda. Mas nesse meio tem muito malandro, são indivíduos que não querem trabalhar, que se fazem de pobres coitados e que vão para os semáforos e entradas de agências bancárias para vender produtos e pedir esmolas”, salientou Serginho.
Durante suas considerações o vereador Serginho Cordeiro informou que apresentaria uma indicação solicitando a colocação de placas específicas na cidade, para conscientizar a população a não dar esmolas. Segundo ele, quanto mais o povo ajudar esses elementos de má fé, mais eles se convencerão de que estão certos e jamais pensarão em mudar de vida.
O presidente Rogerinho encerrou sua fala reforçando que, a exemplo de Balneário Camboriú, a população pode reivindicar as melhorias.
“Caso seja necessário, vamos trancar a Rodovia, interditar o tráfego, chamar a imprensa de todas as áreas e mostrar o abuso que estamos sendo submetidos. Tijucas é uma terra de gente de fibra, de homens que tem coragem para muito mais, e já passou da hora de parar de nos ajoelharmos para esse consórcio espanhol que só se preocupa em levar o nosso dinheirinho do pedágio”, concluiu o presidente do Parlamento Tijuquense.
O assunto Auto Pista Litoral Sul também esteve em pauta na Câmara dos Deputados, e foi motivo de apelo do deputado Espiridião Amim (PP), que solicitou ao Ministério Público e ao Governo Federal solicitou providências contra o deboche que a ANTT está fazendo com os Catarinenses.
“Este é um item de perturbação da ordem e da paz, e de deboche, para o qual a atenção do governo deve se voltar”, ressaltou Amim.