“A Confederação das Mulheres do Brasil- CMB , foi para o Rio de Janeiro e com as mulheres da Federação de Mulheres Fluminenses e mais as organizações e partidos políticos enfrentou o Exército e a Força Nacional. A luta continua. Seguiremos construindo o que é certo e justo para o nosso povo e amado país, independente das dificuldades a superar.”
Gláucia Morelli, Presidente da Confederação das Mulheres do Brasil-CMB
Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher-CNDM
O Brasil, sétima economia do mundo, ainda precisa superar graves problemas sociais em saúde, educação, saneamento, moradia, transportes públicos, assim como elevar seus investimentos em ciência e tecnologia e fortalecer a indústria genuinamente nacional. Como bem afirmou a presidente Dilma em sua campanha para se eleger presidente do nosso país: “defender a exploração do pré-sal pelas empresas internacionais significa tirar dinheiro do país e o Brasil precisa desse dinheiro…”.
O campo de Libra, do pré-sal, é o maior de toda a história de exploração do petróleo no mundo, é área estratégica, descoberta pela Petrobrás. Sendo assim, para garantir que a União se aproprie dessa riqueza, em benefício de brasileiros, a sua exploração e produção deve ficar 100% a cargo da Petrobrás, conforme faculta e dispõe o Artigo 12º da Lei de Partilha.
O Brasil vem investindo há 60 anos na Petrobrás, desde a campanha do “O Petróleo é nosso”, que mobilizou toda a Nação na década de 50 e teve como protagonistas grandes lideranças femininas. A empresa tem demonstrado competência e capacidade tecnológica, e não foi por outro motivo que o pré-sal foi descoberto através de seus técnicos, especializados em águas profundas.
Nenhum país livre entrega suas riquezas nas mãos de empresas estrangeiras, sejam elas privadas ou estatais, sem prejuízo da sua soberania. Já no lançamento da Petrobrás o Presidente Getúlio Vargas afirmou: “no petróleo, o controle nacional é imprescindível”. Os recentes episódios de espionagem estadunidense sobre a Petrobrás evidenciam o quão estratégicas são as riquezas do pré-sal. A presidenta Dilma respondeu a altura da grande Nação que representa, com uma posição firme e soberana, cancelando a visita de Estado aos EUA.
Não bastasse a invasão digital que roubou informações estratégicas do processo de licitação do campo de Libra, a análise de especialistas evidencia que este leilão está eivado de ilegalidades que ferem os interesses nacionais. Como a cobrança de um bônus de 15 bilhões, a devolução dos royalties em dinheiro, bem como outras armadilhas no edital que desvirtuam o sistema de partilha e retroagem ao sistema de concessões do Governo FHC.
Em defesa do Brasil, nós mulheres brasileiras, lideranças profissionais, políticas, artistas, acadêmicas, jurídicas, comunitárias e sindicais manifestamos à presidenta Dilma e à Nação brasileira o nosso posicionamento pela: Suspensão Imediata do Leilão do Campo de Libra do Pré-Sal!
Encaminhamento do Abaixo- assinado Mulheres Brasileiras pela Suspensão do Leilão do Campo de Libra
“que tive oportunidade de divulgar em defesa da pátria- amada , convocada que fui para esta causa por Marcia Campos, presidenta da FDIM- Federação Democrática Internacional das Mulheres” Léa Corrêa Pinto
Presidente da Confederação das Mulheres do Brasil-CMB
Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher-CNDM