Em 13 de janeiro de 2015 08:55, Greenpeace Brasil <relacionamento@mailing.greenpeace.org> escreveu:
Fev
02
AGUA | fantásticas propriedades das substâncias húmicas na retenção de água
Prezados(as) ambientalistas,
Cordiais saudações,
Me permitam tecer comentários a respeito do gravíssimo assunto em referência.
Página 32 diz:
Discutir alternativas e implantar ações para ampliar o uso da Billings como manancial de abastecimento (que possui o equivalente de armazenamento do Cantareira) • Paralisação do bombeamento do Pinheiros/Tietê • Revisão da concessão para geração de energia em Henry Borden • Interligação com outros sistemas produtores: Alto Tietê, Guarapiranga.
Recomendo que se retire da lista de propostas a paralisação do bombeamento do Pinheiros/Tietê, pois, ela é a peça chave para a RMSP enfrentar a estiagem que estamos vivenciando principalmente caso ela continue por mais alguns anos.
Temos que ter em mente que a Billings abastece também boa parte da Baixada Santista e que é necessária a aplicação da sustentabilidade tão apregoada pelos senhores em ações ambientais, portanto, a recirculação das águas na RMSP é prioritário e é possível, nós do PCJ já o fazemos de longa data, faça-nos uma visita e vejam as águas que nós bebemos.
Exemplos, Piracicaba bebe dessas águas:
Sumaré e Americana bebem dessas águas:
Há ainda outro agravante, não há na lista de propostas uma linha sequer sobre a revisão das atuais leis e diretrizes técnicas ambientais e seu embasamento científico cujas falhas, se houverem, podem ser uma das razões da atual situação que estamos enfrentando.
Exemplos, deveríamos rever a aplicação do parâmetro Turbidez e a parte que fala sobre remoção do Nitrogênio Amoniacal nas ETEs.
Obrigado pela atenção de todos e a disposição para prestar esclarecimentos.
Att. Massao Okazaki – Voluntário Socioambiental
Eng. Civil – CREA-63119D / Conselheiro do Comdema de Jundiaí
Observações:
1- Favor desconsiderar erros de redação, porém críticas e correções serão muito bem vindas.
2- As minhas propostas e ponderações visam cumprir a nossa Constituição art. 225 e procurar atender a Lei 9433/97 artigos 1º e 2º sobre recursos hídricos.
3- “Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes”.
Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952).
4- Defende uma ampla revisão nos processos de tratamento de esgotos e nos sistemas de esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais e de nascentes.
5- Defende que as águas residuárias devam ser tratadas para reúso, primeiro, pela fauna e flora aquática e suas respectivas bases de microorganismos como os fungos, bactérias, algas, zooplânctons, etc.
6- Creio que chegou o momento de acabar, já, com as espumas, lixo, gases fétidos no rio Tietê em Pirapora do Bom Jesus e outras cidades. Ver site do cidadão Alex Minck: www.webcentral.com.br/pirapora .