«

»

Fev
10

INTRODUÇÂO | ITEREI MASTOFAUNA por Léa Corrêa Pinto

fonte:  http://issuu.com/iterei/docs/itereimastofaunaCartão Postal Iterei ” Personagens Garatuja por Léa Corrêa Pinto realização anos 70

Um dos derradeiros passos antes da iminente condenação de Iterei, foi a campanha  de fauna realizada pela  consultora contratada pela concessionária.  Ainda que  breve, foi brindada por espécies raras .

Relevante pegada  de Leopardus pardalis.,  Jaguatirica , que é um predador do topo da cadeia alimentar, foi  fotografada em Iterei. A marca estava estampada  na areia do Ribeirão do Caçador, e registrada em uma das 2  visitas matutinas dos biólogos. Mas, “gato do mato”, como é aqui chamada a jaguatirica, não é o único dos grandes predadores sob nossa proteção.

Apesar da campanha de fauna em Iterei  ter sido prejudicada   por um  temporal, impedimento total para a observação noturna,  pelos  cachorros domésticos subtrairem as iscas de toucinho, colocadas nas  suas vistas  nas  “camas de areaia “ para  para coletar pegadas,  fatores acrescidos do  desconhecimento inicial de Iterei, que tem quase 2 milhões de m2,  com o agravante de ser espacialmente ampliada pela geomorfologia serrana.

O tempo reduzido dedicado à campanha em Iterei, que é a maior área a ser fragmentada  na Serra, com 2,2, km de extensão  ,  que terá toda sua rede de drenagem transposta, “decapitada”, impossibilitou incursões por importantes trechos da mata ciliar do Ribeirão do Caçador, ou pelos muitos canais rochosos dos afluentes deste rio, ou pelos  grotões  úmidos  tão importantes para nossa fauna e para o  conhecimento in-situ de milenares passagens da fauna .