BREVE CARACTERIZAÇÃO DE ITEREI
fonte: https://issuu.com/iterei/docs/itereimastofauna |
Apesar da fragmentação e da perda de habitat terem sido alarmantes no entorno de Iterei, a partir da abertura da antiga Br-2, Rodovia Régis Bittencourt hoje, Br-116, Iterei, devido à responsabilidade social de seus proprietários, manteve ao longo de 193,6 ha , uma grande extensão de matas primárias desde as cotas mais baixas, entorno de 400 m de altitude até seus espigões divisores de água Juquiaguassu /São Lourencinho- Caçador e Cafezal/Caçador , entorno de 800 m de altitude, cumprindo exemplarmente sua função social e prestando serviços ambientais locais, para a região do Vale do Ribeira e globais, quanto à manutenção das encostas, à produção de água, à conservação da biota neste Hot Spot .
Na Fazenda Iterei, estabeleceu-se desde 1978 por solicitação ao governo federal, realizada pela proprietária, Léa Corrêa Pinto o Refúgio Particular de Animais Nativos através da Portaria 163/78 do Instituto Brasileiro de Defesa Florestal- IBDF. Iterei hoje encontra-se na zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA e está dentro da Área de Proteção da Ambiental da Serra do Mar- APA é agora, também considerada área do entorno do atual Parque Estadual do Jurupará, junto ao recente aprovado Plano de Manejo.
Iterei é manejada com programas pioneiros, anteriores a ECO 92, de Ecoturismo, Educação Ambiental, Ciência e Arte, a partir de 1996 foi agregado, o de Alerta -SOS, em prol da integridade da área. Iterei é fundamental na preservação da biota da Mata Atlântica e está localizada estrategicamente a montante da Bacia Hidrográfica do Caçador, que por sua vez encontra-se no cimo divisor de águas entre o Planalto Atlântico e a Serra São Lourencinho, cabeceiras da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape- BHRB . Existe reconhecida conectividade, entre as matas preservadas de Iterei Refúgio Particular de Animais Nativos, com o Parque Estadual da Serra do Mar, hoje Núcleo Itariru, PE Jurupará e PE Carlos Botelho, inclusive por tradicionais caminhos de fauna entre a Bacias Hidrográficas do Cafezal , do Caçador e do Braço Grande para onde aflui o Ribeirão do Caçador . No ápice de uma pirâmide que tem como base uma linha ideal entre Peruíbe e Iguape situa-se Iterei, perfazendo daí uma relação sistêmica completa entre o Planalto Atlântico e o Oceano, que engloba também o atual mosaico Juréia –Itatins.
Entretanto, Iterei está ameaçada pela duplicação da Br-116 Régis Bittencourt, em pistas independentes, criando uma ilha no bioma Mata Atlântica fadada à extinção (1998, Ortiz). Grande parte deste impacto no que tange a fauna é gerada pela perda de habitat ou pela fragmentação do habitat um problema especificamente perigoso para populações endêmicas, cuja distribuição restrita aumenta sua vulnerabilidade.
II
XX | 2012 | Rebeca na Bacia Marimbás: Árvores centenárias Louros, Ingazeiros, Canelas . AID | Iterei
VIDE : https://issuu.com/iterei/docs/itereimastofauna |