«

»

Fev
21

ITEREI MASTOFAUNA | BREVE CARACTERIZAÇÃO DE ITEREI por Léa Corrêa Pinto

BREVE CARACTERIZAÇÃO DE ITEREI

As Feministas. Postal Iterei por Léa Corrêa Pinto programa EA anos 70/80
fonte: https://issuu.com/iterei/docs/itereimastofauna

Apesar da fragmentação e da perda de habitat terem sido alarmantes no entorno de Iterei, a partir da  abertura da antiga Br-2,  Rodovia Régis Bittencourt  hoje, Br-116, Iterei, devido à responsabilidade  social de seus proprietários, manteve ao longo de 193,6 ha , uma  grande extensão de matas primárias desde as cotas mais baixas, entorno de 400 m de altitude  até seus  espigões divisores de água Juquiaguassu /São Lourencinho- Caçador e  Cafezal/Caçador , entorno de 800 m de altitude, cumprindo exemplarmente sua função social e prestando serviços ambientais  locais,  para a região do Vale do Ribeira e globais, quanto à manutenção das encostas, à produção de água,  à conservação da  biota  neste Hot Spot .

Na Fazenda Iterei, estabeleceu-se desde  1978 por solicitação ao governo federal, realizada pela  proprietária, Léa Corrêa Pinto o Refúgio Particular de Animais Nativos através da  Portaria 163/78 do Instituto Brasileiro de Defesa Florestal- IBDF. Iterei hoje encontra-se  na zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA  e está dentro da Área de Proteção da Ambiental da Serra do Mar- APA é   agora,  também considerada  área do entorno  do atual Parque Estadual do Jurupará, junto ao  recente aprovado Plano de Manejo.

Iterei é manejada com programas pioneiros,  anteriores  a ECO 92, de Ecoturismo, Educação Ambiental, Ciência e Arte, a partir de 1996 foi agregado, o de Alerta -SOS,  em prol da integridade da área. Iterei é fundamental na preservação da biota da Mata Atlântica  e está localizada estrategicamente a montante da Bacia Hidrográfica do Caçador,  que por sua vez encontra-se  no cimo divisor de águas entre o Planalto Atlântico  e a Serra São Lourencinho, cabeceiras da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape- BHRB . Existe reconhecida conectividade, entre as matas preservadas de Iterei Refúgio Particular de Animais Nativos, com o Parque Estadual da Serra do Mar, hoje Núcleo Itariru,  PE Jurupará e PE Carlos Botelho, inclusive por tradicionais caminhos de fauna entre a Bacias Hidrográficas do Cafezal , do Caçador e do  Braço Grande  para onde  aflui  o Ribeirão do Caçador . No ápice de uma pirâmide que tem como base  uma linha ideal entre Peruíbe e Iguape situa-se Iterei,  perfazendo daí uma relação sistêmica completa entre o Planalto Atlântico e o Oceano, que engloba também o atual mosaico Juréia –Itatins.

Entretanto, Iterei está  ameaçada pela duplicação da Br-116  Régis Bittencourt, em pistas independentes, criando uma ilha no bioma Mata Atlântica  fadada à extinção (1998, Ortiz). Grande parte deste impacto  no que tange a fauna é gerada pela perda de habitat ou pela fragmentação do habitat  um problema especificamente perigoso para populações endêmicas, cuja distribuição restrita aumenta sua vulnerabilidade.

II

XX 2012 Rebeca na Bacia Marimbás: Árvores centenárias Louros, Ingazeiros, Canelas . AID | Iterei 

VIDE : https://issuu.com/iterei/docs/itereimastofauna