Set

Áreas de Risco | UGRHI-11

Áreas de Risco na UGRHI-11
fonte: sigrb

Levantamento e monitoramento de áreas de risco na UGRHI-11 e apoio à Defesa Civil.

Para baixar os arquivos é necessário fazer o login ou clique aqui para se cadastrar.Resumo: O projeto tem como objetivos: Realizar levantamentos objetivando o mapeamento das áreas sujeitas a riscos geológicos e hidrológicos (inundação, erosão, escorregamento, etc.) e caracterização da situação de uso e ocupação do solo, particularmente das áreas geologicamente instáveis nos compartimentos serranos e nas áreas sujeitas a enchentes. Apoiar tecnicamente a Defesa Civil, montando um Sistema de Informações e Comunicação, para apoio ao levantamento de Riscos e Eventos Naturais e apoio ao atendimento de ocorrências, usando computadores de mão, apoiados por uma Sala de Situação da Coordenação Regional da Defesa Civil.
A região da UGRHI-11 está sujeita a grande número de riscos geológicos, sendo muitas vezes os riscos naturais agravados pela ação humana. De um lado, nas áreas das baixadas litorâneas e nas daquelas associadas à densa rede hidrográfica, ocorrem frequentes enchentes. De outro, nas áreas de altas declividades, associadas às Serras do Mar e de Paranapiacaba, ocorrem movimentos de massa de solo e rocha, e alta suscetibilidade à erosão. Nos extensos terrenos calcários existem riscos de afundamentos de terreno, associados a cavernas. Os riscos são agravados nas proximidades das estradas, nas áreas agrícolas com solo descoberto e nas áreas urbanas, tanto do ponto de vista da maior probabilidade de ocorrência de eventos adversos, devido às intervenções humanas muitas vezes mal orientadas, quanto pela exposição da população urbana, mais densa e às vezes ocupando diretamente as áreas de risco. Quando ocorrem eventos associados a estes riscos, a Administração, tanto estadual quanto municipal, vê-se desamparada para fazer seu atendimento. Não existe um levantamento dos riscos nem um sistema eficiente para orientar o atendimento aos eventos e a suas vítimas.
O CBH-RB mantém um Sistema de Informações Geográficas, que reúne mapas e outras informações referentes ao meio ambiente, cuja análise permite a elaboração dos documentos cartográficos básicos necessários para a elaboração de cartas geotécnicas e outras necessárias para a identificação das áreas de risco, em escala regional. A partir dessas cartas, podem ser feitos estudos mais detalhados das áreas de risco, permitindo prever quais pontos poderão mais provavelmente ser palco deeventos adversos.
Os agentes da Defesa Civil podem ser orientados no sentido de apoiar o levantamento de áreas de risco, reconhecendo a partir das cartas e das características do terreno os pontos de maior risco em suas áreas de atuação e, no caso dos eventos, poderão registrar em campo, em tempo real, os eventos ocorridos, seus impactos, e as medidas adotadas e as necessárias para a mitigação dos impactos. Isto pode ser feito desenvolvendo um Sistema de Informações específico, baseado em um computador central e computadores de mão usados pelos agentes no campo, semelhante ao GEOCAP – Sistema de gerenciamento de acidentes automotivos com cargas perigosas, desenvolvido para apoiar as ações nas estradas da região.

A fase final do projeto recentemente foi entregue durante o Seminário Regional de Defesa Civil REDEC–I-1, realizado nos dias 18 e 19 de Abril de 2012 em Cajati/SP.

Durante o evento foram entregues às prefeituras dos municípios participantes da UGRHI-11 as fichas dos levantamentos e os mapas das áreas de risco identificadas durante o ano de 2011, além de um Sistema de Informações que deverá servir de apoio as ações das Defesas Civis Municipais.

Também foi apresentado o Plano Municipal de Defesa Civil do Município de Eldorado/SP, um plano piloto para a UGRHI-11 feito em parceria com a prefeitura.

Todos os produtos estão disponíveis para consulta e download gratuitamente através da seção de ‘Downloads’ deste site e também podem ser consultados abaixo.

ÁREAS DE RISCO (WEBMAPPING)

Aqui estão disponíveis os produtos relacionados ao Projeto “Levantamento e monitoramento de áreas de risco e apoio à Defesa Civil”
Processo SINFEHIDRO 2009 – RB 145 – Contrato 084/2009

Sete Barras