«

»

Jul
08

TRANSPORTES | Chamada para artigos em Ecologia de Estrada

Cartão Postal Iterei série Bicharada Maravilhosa por Léa Corrêa Pinto

Prezado(a) Sr(a).,

O Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) tem realizado um grande esforço em fortalecer a pesquisa e a conservação de dezenas de espécies ameaçadas de extinção no Brasil relacionado ao impacto ambiental de rodovias e ferrovias. Abaixo descrevemos três oportunidades sobre este tema.
Nossa equipe realizou uma busca no Google tentando identificar pessoas/empresas/instituições que potencialmente tenham desenvolvido pesquisas relacionadas à ecologia de estradas. Caso nossa busca tenha selecionado este email indevidamente, pedimos desculpas e desconsidere o restante da mensagem.

1.   Aplicativo Urubu Mobile
Em abril de 2014 lançamos o Urubu Mobile (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.brainweb.tetra.ufla.urubu), um aplicativo gratuito que permite que todo cidadão brasileiro colabore de forma ativa na conservação.
Se você deseja conhecer um pouco mais do Sistema Urubu, sugerimos a leitura do material disponível no link http://issuu.com/portal.cbee/docs/manual_urubu_mobile

2. Revista Biodiversidade e Transporte
O CBEE lançou a Revista Biodiversidade e Transporte (BIOTrA), que entre outros temas, publicará artigos no formato de Data Papers, voltados para área de Ecologia de Estradas.
A BIOTrA visa publicar estudos que relacionem a biodiversidade e os diferentes modais de transporte. Não fazem parte do escopo da BIOTrA publicar estudos realizados próximos a rodovias, ferrovias, etc. O trabalho submetido deve ter um foco específico em analisar as relações existentes entre a biodiversidade e estes empreendimentos.
A Biodiversidade e Transporte (BIOTrA) é uma revista que nasce com dois grandes objetivos para o ano de 2014, I) a edição de lançamento publicará os anais do REB 2014, II) lançar uma edição especial focada em Data Papers e assim reunir o maior número possível de bancos de dados de biodiversidade associados aos diferentes modais de transporte.
Data Papers são a melhor forma de garantir o compartilhamento de dados brutos das suas pesquisas, mantendo o domínio dos mesmos e garantindo a citação da sua autoria cada vez que forem utilizados. Também é uma excelente ferramenta para identificar parceiros para novas publicações, multiplicando esforços de análise e otimizando a produtividade.
Entretanto, caso o(a) senhor(a) possua dados que acredite serem relevantes para serem difundidos por meio da BIOTrA, leia o restante do email e não excite em nos procurar.
Estamos anexando o link onde o(a) senhor(a) poderá verificar que a submissão do artigo é simplificada, com foco no Material e Métodos e na descrição da base de dados, sendo as análises reduzidas e até mesmo inexistentes.
A aprovação dos artigos será rápida, e pretendemos que este número especial seja publicado até dezembro de 2014.
O CBEE tem realizado um grande esforço para reunir, sistematizar e difundir os dados existentes de atropelamento de fauna e outras pesquisas em ecologia de estradas, e consideramos a sua participação neste número da BIOTrA fundamental para o sucesso da mesma. Diante disso nossa equipe está disponível para auxiliar na organização, padronização e submissão dos dados do seu artigo.
O prazo para de submissão se encerra no dia 28/07/2014 e todas as normas podem ser consultadas e o download realizado pelo link
http://issuu.com/portal.cbee/docs/chamada_n_2_ano_0.
Se deseja compreender um pouco mais a importância da publicação de data papers, acesse o seguinte link:
http://issuu.com/portal.cbee/docs/chamada_2_biotra
Estamos à disposição para demais esclarecimentos nos e-mails
Mardiany Ribeiro dos Reis - mardiany.reis@ecoestradas.org
Nayara H. Alecrim de Freitas - nayara.alecrim@ecoestradas.org

3. Validadores do Sistema Urubu

O Sistema Urubu se diferencia de outras bases de dados de atropelamento existentes pelo mundo porque todos os dados enviados por nossos parceiros são avaliados e validados por consultores ad hoc denominados de Validadores.
Se você é um especialista em classes de vertebrados (mamíferos, aves, répteis e anfíbios) e acredita que pode colaborar na identificação das fotos encaminhadas pelo Urubu Mobile, se cadastre no link

https://docs.google.com/forms/d/1Z6DYVvyztUCxNfADVc2Bi7_Ej48WtZS1GKu5RppSDw0/viewform?usp=send_form

Obrigado pela atenção e desculpe a extensão do email.

Alex Bager

—– Original Message —–
Sent: Monday, July 07, 2014 8:44 PM
Subject: Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas – Oportunidades de você colaborar na conservação da biodiversidade