«

»

Jul
06

DIA DA TERRA 2014 EarthDay |Iterei Mastofauna por Léa Corrêa Pinto em homenagem

DIA da TERRA – PRESS-RELEASE  RELANÇAMENTO Ebook-2014

Dia 22 de abril é Dia da Terra (também Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra), um dia para reconhecer a importância do planeta Terra, e um dia para refletir naquilo que podemos fazer para ajudar a Terra. 

Relançamento digital, do Ebook , “Capítulo Iterei Mastofauna”, em homenagem ao Dia da Terra 2014 EarthDay de autoria da artista plástica ecologista, a  pedagoga  Léa Corrêa Pinto, estudiosa   da região de  Iterei e entorno. O livro, lista e retrata a mastofauna, “que são aqueles  animais caracterizados essencialmente pela presença de mamas, de coração com quatro cavidades, sistema nervoso desenvolvido, e por apresentarem temperatura interna constante, e respiração pulmonar…”[1], ou seja trata do conjunto dos animais  com estas características, que vivem, procriam e passeiam em Iterei, que é “Hot Spot” da Mata Atlântica  paulista.  O e-book  revive  ilustrações dos antigos viageiros e apresenta alguns dos cartoons realizados pela autora, a partir de pesquisa bibliográfica e em museus  desde os anos 70,  destes  animais “que apresentam temperatura interna constante, e respiração pulmonar. O macho é dotado de pênis, sendo interna a fecundação das fêmeas, que têm glândulas mamárias que segregam leite para alimentar os filhos”, enfim estudos minuciosos  dos mamíferos da fauna nacional e regional, classe de animais vertebrados, vivíparos, e que tem em Iterei seus habitats naturais. “Capítulo Iterei Mastofauna” documenta com fotos atuais  esta floresta  ainda remanescente e  primária.  Fato inédito nos dias de hoje nos limites da Metrópole São Paulo. Neste livro eletrônico,  vemos a  cibercultura levando a sociedade para dentro da floresta, para  um estado  de compartilhamento e cognição coletivos dos primatas, dos insetívoros, dos dermópteros, dos quirópteros, dos roedores, dos lagomorfos, dos carnívoros, dos perissodáctilos, dos hiracóides, dos proboscídeos, dos artiodáctilos, dos desdentados, dos folídotas, dos tubilidentados, dos sirênios, dos marsupiais , dos monotremados que compõe esta  mastofauna. Além de um bonito trabalho de registro,  mostra as ações  criativas e inéditas no âmbito da conservação e manejo de área natural,  através dos impressos de apoio de Iterei. Léa Corrêa Pinto, é moradora tradicional da área,  há  mais de 5 décadas. Além do conhecimento empírico é investigadora incansável  deste território e dos documentos gerados pelos empreendimentos aí, na Serra São Lourencinho, em especial nas Montanhas  do Caçador, nesta Serra do Mar do sudeste paulista. Mamando a caducando em Iterei… este é o propósito deste livro eletrônico, que   nascido  sob forma digital é acima de tudo  documento histórico e pioneiro que  consigna e registra atores de ações cidadãs do movimento acadêmico, ecologista e ambiental – contemporâneo nacional e global, relacionando os signatários da Petição de 2008. Adita ainda  40 depoimentos manuscritos,  datados de 2012, sobre a obra e sua autora,cuja transcrição pode ser  vista, neste release.

Acesso gratuito:

“O Ebook “Capítulo Iterei Mastofauna” pode –ser acessado gratuitamente  neste link, http://issuu.com/iterei/docs/itereimastofauna aonde pode ser  lido ,  realizado d via download  permitindo assim sua cópia e livre distribuição com a devida citação da fonte .

Divulgação

É  parte de um processo colaborativo que envolverá diversos blogues e a plataforma  Yahoogrupos e Googlegrupos. O lançamento do “Capítulo Iterei Mastofauna”será feito por vários blogs , e você também pode participar! Seu blog aparecerá dentro do Ebook , com logotipo e link no capítulo “APOIO”. Para tal encaminhe para ngiterei@uol.com.br o link da divulgação em seu blog do Ebook , e seu logo com este assunto:BLOG . O processo total de divulgação levará 30 dias. Serão  4  releases diferenciados, abrangendo cada um 10 depoimentos inéditos. O lançamento do Ebook será  a partir de Novembro 2012.

Sinopse:

Trata se de Ebook,  sobre os animais que tem mamas e vivem em Iterei,  área de Mata Atlântica na Serra do Mar por especialista em assuntos e problemas relacionados ao meio ambiente e a sua defesa. Mamando a caducando em Iterei…

Características do Ebook:

Ano: 2012.  Número de páginas: 233 páginas. Autora:  Léa Corrêa Pinto. Figuras: 136  . A maior parte de página inteira,  entre fotos, ilustrações e 39 depoimentos manuscritos. Às  fotos dos atores sociais,  foram dados efeitos numismáticos em homenagem ao ideário histórico e  a firmeza destes indivíduos. Formato: PDF Editora Digital : Léa Corrêa Pinto   BN 577.495-1.103-69

Sumário: FOLHA DE ROSTO PREFÁCIO.  SUMÁRIO. INTRODUÇÃO.  2012,  FOTOS  SALVAGUARDA FAUNA ITEREI. 1975/2012,  LEVANTAMENTO DA FAUNA EM ITEREI . OBSERVAÇÕES. BREVE CARACTERIZAÇÃO DE  ITEREI. LISTA DAS ESPÉCIES DE MAMÍFEROS REGISTRADOS EM ITEREI. IMPRESSOS DE APOIO:  fOLDER iterei TRILHAs, FOLDER FACILITADOR DESCRIÇÃO FAUNA iterei, CERTIFICADO iterei de colaborador ambiental. EM PROL DA FAUNA & Habitats: ARTES VISUAIS. CAracterização. SENSIBILIZAÇãO. MOBILIZAÇãO. 2001, Manifesto de Léa Corrêa Pinto ao Presidente do IBAMA. 2009, Petição Pública:  os termos da petição, as assinaturas. ANEXOs. ÍNDICE Figuras e Fotos. Quanto à Forma. CRÉDITOS. PosFÁcio: 41 depoimentos  manuscr itos em prol a esta causa.  epÍlogo: rESOLUÇÃO SMa37/2012 sma/psa, Reportagem MAMÍFEROS. INFORMEs FINAIS. APOIOS.

 

Sobre a autora:

Léa Corrêa Pinto: http://lattes.cnpq.br/4896837059300211

“ É invejável sua luta para salvar  a floresta  com todos seus seres viventes e  as montanhas e vales de ITEREI  para  onde verte uma rede  de nascentes e riachos de águas puras  e castas destas montanhas,  a favor de uma alternativa sustentável para a duplicação da Régis Bittencourt ,  que não gere um desastre ambiental na Serra,  principalmente em ITEREI, aonde ocorrerão os fortes  impactos da duplicação, que será realizada em diretriz independente  com muitas derrubadas de florestas,  cortes das montanhas e aterros,  impacto permanente aos ribeirões e nascentes,  fragmentação com perda dos habitats naturais   e  da biodiversidade, além da desfiguração da paisagem. Amyra El Khalili- Iterei – A Montanha irá a Rio+20

coleção 21 :primeiro Ebook lançado na Rio+20

CAPITULO ITEREI MASTOFAUNA é o segundo livro desta coleção digital composta de 21 Ebooks. O primeiro livro desta coleção “CAPITULO ITEREI MEMORIA” de Lea Correa Pinto,  foi lançado, na Rio +20, pela autora, membro do Major Groups, representante Sociedade Civil, desta Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável. Material histórico sobre o Sertão Paulista e as atividades pioneiras desenvolvidas pela pedagoga   ecologista  Léa Corrêa Pinto  na conservação in-situ das florestas, águas e montanhas, promovendo ecoturismo, educação ambiental , ciência e arte.Este primeiro livro,  relata fatos, eventos, ações de 1978 a 2012 na salvaguarda da Vida  protegida em ITEREI. O Ebook é amplamente documentado e  ilustrado com belíssimas  imagens da biota da MATA ATLANTICA,  Montanhas, Eventos,  Prospectos, Folders, Cartoons.  Registrado  na Biblioteca Nacional.

Vale  olhar: http://issuu.com/iterei/docs/itereimemoria1

Veja também: http://www.onortao.com.br/ler3.asp?id=56401

http://www.slideshare.net/InfoAndina/mountains-under-review-human-alteration-of-landscapes-iterei-the-mountain-comes-to-rio20

http://comamoabms.blogspot.com.br/2012/10/press-release-lancamento-e-book.html

http://plataforma-montanhas.rio20.net/2012/06/24/rio20-lancamento-ebook-capitulo-iterei-memoria-launching-de-lea-correa-pinto-pavilhao-das-montanhs-mountain-pavilion/

de 11 a 20  de 40 depoimentos

11.  Camila Garcia, comunicadora popular, Instituto Terramar, CE: ”Quando os anos passarem e nada mais existir, nossa experiência contra-hegmônica estará registrada para dizer às futuras gerações que outras formas de viver e se relacionar com o ambiente também fizeram história e deixaram seus exemplos de organização.

12. Nélson Pedroso psicólogo ambiental,, mestre em educação e fundador da Associação Global de Desenvolvimento Sustentado– AGDS, SP: ”O meu lugar no mundo é o nosso mundo! A construção da cidadania perpassa pela inclusão das pessoas na condução de decisões públicas e de enfrentamento  Atos contínuos de subjugação. O  receio dos operadores de oposição ao povo são as marcas e rastros que deixamos, pois as práticas construídas em nosso quotidiano e ao longo de nossa história reintroduz  uma forma de pensar humano, não auto-destrutivo, avançado e afetivo.

13. Magnólia Said, Rede Brasil – ESPLAR, CE: ”A luta de resistência dos povos oprimidos pelo sistema do capital nos indica que o discurso convence, mas o exemplo arrasta.

14.  Alessandro Melchior, membro Conselho de Juventude da Presidência da República: ” Pensar no futuro é não se deixar abater ou levar pelo imediatismo. É entender que a conservação do nosso entorno, não é apenas importante em si, mas diz muito a respeito de quem somos. É por isso que essa luta pela conservação de Itereí é uma forma de identificar o compromisso de sua comunidade com  a justiça ambiental, tendo em Léa Corrêa um front de resistência e desse compromisso.

15.  Manoel Edivaldo, Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Santarém,  PA: “Léa, o que nos move é saber que entre muitas pessoas que dorme e acorda pensando em destruir os seres vivos da terra, existem também, pessoas que dorme e acorda pensando em defendê-los. Pessoas que nem você. A luta que está fazendo é legítima, parecida com a  estória do beija-flor. Tenho certeza que de um jeito ou de outro, sinta-se uma guerreira vitoriosa pela sua atitude. Atitude esta, de solidamente enfrentar o captial pela defesa da Vida. Infelizmente as pessoas que deveriam estar do seu lado para defender o  seu projeto, a sua luta, os que deveriam utilizar a LEI a  favor da vida, utilizam,  para o massacre dos defensores da natureza e dos direitos humanos. É muito bonito  o que está fazendo, não desista. Do Companheiro.

16.  Miguel Sá, 2012. PACS:

17. Quanto vale uma estrada?

18.  Vale a pena?

19.  Mesmo se as cachoeiras pararem de  falar

20.  Mesmo se as serpentes

21.  Deixarem de dançar

22.  Mesmo de Dona Léa

23.  For obrigada a parar de lutar.

24. Vale?”

25.   João Roberto Lopes Pinto, Instituto Mais Democraica , Plataforma BNDES,  RJ,17.08.2012: ” Conheço Léa Pinto das Assembléias da Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterias. Léa é uma dessas pessoas que não desiste nunca, mas não desiste do que, exatamente? De emprestar seu corpo e espítrito para garantir uma vida melhor, para todos. Vendo sua luta  fica a certeza que a beleza e justiça  que ela quer ver no mundo está dentro dela e define, para mim, a sua pessoa.”

26.   Rose Mary Araújo, bióloga Msc, ECOA Ecologia e Ação, MS: ” Nós não podemos perder biodiversidade para que a diversidade na nossa locomoção seja privilegiada. Um projeto, um desenho, um traçado pode ser alterado. Uma vida animal ou vegetal que se perca, num dos últimos fragmentos da Mata Atlântica, não pode ser  retomada. Perde-se . Não podemos perder mais. Qual o custo da perda de biodiversidade? Não importa! Nós perdemos. O  custo de alteração de traçado no projetot= para nós = irrisório!! Não a à perda de vida. Mantenham a  mata em pé.”

27.  Socorro Ribeiro, pedagoga, FAOC, RR: ”Com muito carinho para a amiga Léa. Continue firme e forte nesta luta que  também é nossa luta pelos nossos direitos, e, quando cada um se responsabilizar e trabalhar com consciência pela preservação do meio ambiental haverá menos impacto  no ambiente, sendo que os aspectos poderão ser controlados  por gente que entende que o planeta Terra,     e também todas as nossas reservas igual a sua,   deve ser defendido. ”

28. Lucia Ortiz, coordenação Rede Brasil e Amigos da Terra, RS: “Uma saudação à coragem e à persistência na luta pela preservação da Serra do Cafezal- Iterei, que inspira e ensina a resistência aos megaprojetos e  seu impacto sobre as comunidades em todo o Brasil.

Fotos divulgação:

Mamando … Salve-se quem puder! Adivinha quem vem aí!!!

 

Mamando e namorando em  Iterei

 

Mamando e bebendo água : Marimbás CR MCPA Florestas Montanhas I. Iterei


 

Mamando e passeando na Floresta Iterei

Iterei Flora por Gruberger 1995 Reitoria USP Centro Maria Antônia primeira exposição brasileira de imagens digitais


[1] Dicionário Aurélio