CONVITE | 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (2º SIBSA)

“CAROS,

Convidamos a todos para participar deste 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (2º SIBSA), promovido PELA Abrasco, por meio do GT de Saúde e Ambiente. O 2º SIBSA acontecerá entre 19 e 22 de outubro de 2014, em Belo Horizonte.

2º SIBSA tem como tema central é Desenvolvimento, Conflitos Territoriais e Saúde: Ciência e Movimentos Sociais para a Justiça Ambiental nas Políticas Públicas.

Para efeito da realização das atividades, o Simpósio foi divido em três eixos: Desenvolvimento Socioeconômico e conflitos territoriais; A função social da ciência, ecologia de saberes, e outras experiências de produção compartilhada de conhecimento; Direitos, justiça ambiental e políticas públicas.

O 2º Sibsa tem o propósito de congregar e propiciar o diálogo entre a comunidade de pesquisadores, acadêmicos, gestores, profissionais de saúde e movimentos sociais em torno dos conflitos territoriais em curso no país, seus desafios e alternativas para a garantia do direito à saúde e da justiça ambiental, na perspectiva da ciência, das políticas públicas e da ação política da sociedade.

PRAZO PARA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS:  Até o dia 31 DE JULHO DE 2014, estão abertas inscrições para a submissão de trabalhos científicos ou relatos de experiências significativas, de autoria individual ou coletiva, o temário do II Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental, II SIBSA.

Acesse o site www.sibsa.com.br!

As propostas poderão ser enviadas pelo público interessado: movimentos sociais, estudantes, pesquisadores, docentes, profissionais de saúde.

Modalidades de apresentação

Os trabalhos submetidos somente poderão ser escritos em português e poderão ser selecionados pela Comissão Científica para uma das duas modalidades:

Apresentador de Trabalho – Sessão de Pôster Digital

Os trabalhos submetidos para apresentação em Sessão de Pôster Digitais serão organizados em temas afins e disponibilizados para consulta eletrônica. Haverá ainda rodas de conversa entre os autores. O apresentador do trabalho (autor ou co-autor) deverá estar devidamente inscrito no Congresso com pagamento da taxa de inscrição efetuado.

Apresentador de Trabalho – Comunicação Oral Coordenada

Os trabalhos submetidos para apresentação em Comunicação Oral Coordenada serão  apresentados em rodas de diálogos. As sessões terão a duração total de 2 horas e preveem 15 minutos de apresentação para cada autor e pelo menos 30 minutos para debate aberto, após as apresentações. O apresentador do trabalho (autor ou co-autor) deverá estar devidamente  inscrito no Simpósio com pagamento da taxa de inscrição efetuado. Cada Painel será composto por 4 trabalhos e 1 coordenador.

Orientações para submissão das propostas

As propostas devem ser encaminhadas sob a forma de Sessão de Pôster Digital. A submissão será através de formulário próprio, no site do evento.

No ato da inscrição o proponente deverá:

• Preencher o formulário de inscrição com seus dados pessoais;
  • Escolher o tipo de submissão: Sessão de Pôster Digitais OU Comunicação Oral Coordenada;
  • Escolher o eixo norteador em que a proposta deverá ser submetida;
  • Incluir dados do trabalho:
  • Título;
  • Resumo de 300 palavras;
  • Palavras chave
  • Palavras chave (de três a cinco, selecionadas a partir da lista de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), ver subcategorias: Saúde, Ambiente, Saúde Ambiental, Desenvolvimento, Vulnerabilidade, Território).

Mariana Olívia
Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz/MS