«

»

Fev
13

ITEREI MASTOFAUNA | 2012, FOTOS SALVAGUARDA FAUNA ITEREI por Léa Corrêa Pinto

Cartoon Familia Garatuja por Lea Correa Pinto, Educação Ambiental Iterei anos 80

 

Fonte :https://issuu.com/iterei/docs/itereimastofauna

Ainda deu tempo de levar os biólogos a  mata remanescente,  em um dos vários trechos em que a mata primária será afetada aqui em Iterei.

Cruzamos o Ribeirão do Caçador, aonde um dos biólogos havia encontrado, as espécies muito comuns aqui,  Hylodes asper e Leptodactylus marmoratus,  que atribuem relevância  a Iterei,  por serem matriz de  qualidade florestal  de água.Uma destas pequena espécie,  encontrada no  vale, foi  vista e ouvida  ao longo de todo percurso que se seguiu, subindo as encostas.

O biólogo, especialista  em herpetofauna,  Iterei, destacou que Iterei, foi  também  o único local,  ao longo de toda a campanha de fauna na Serra do Cafezal, que encontrou estas espécies,  que caracterizam a boa qualidade das águas e dos recursos florestais aqui existentes.

Seguimos em direção ao Centro de Referência  do Movimento da Cidadania pelas Águas Florestas e Montanhas Iguassu Iterei, in-situ, na Mata, aonde  apresentei o carreiro de veado,   que segue  pela  Trilha Serra Grande,  utilizada pelos antigos para  irem ao antigo povoado  de Juquitiba, apresentei os vestígios do tamanduá-mirim,  conforme me foi ensinado por tradicional moradora da região Catarina de Jesus, neste mesmo setor há algumas décadas  Apresentei também o trecho aonde em poucos metros quadrados temos 50 espécie de samambaias . E o cipó, Marimba,  de cheiro bom, utilizado pelos antigos, quando grosso para transpor os grotões,

Veja 20 fotos da floresta e desta expedição diretamente neste link

fonte:  http://issuu.com/iterei/docs/itereimastofauna