«

»

Jun
13

EPIDEMIAS | Melão de São Caetano poderá ajudar você no tratamento e prevenção da Chikungunya por Léa Corrêa Pinto

por Léa Corrêa Pinto

Segundo  a tradição,  o MELÃO DE SÃO CAETANO Momordica charantia L. (Cucumis africanus Lindl),  é planta originária da África e Ásia a e suas sementes foram trazidas ao Brasil pelos escravos, por suas propriedades terapêuticas. Encontra-se em todo o Brasil, em terrenos baldios principalmente. È  meio trepadeira tem flores e  frutos amarelos e as sementes  com  aparência rosada, é apreciada pelas aves e crianças.  Em S. Paulo seus frutos são encontrados com facilidade em mercados pelo consumo  na culinária japonesa. Melão  de São Caetano poderá ajudar na prevenção e tratamento da Chikungunya.

Prainha em 2017  é foco epidêmico, sendo que em junho  deste ano, toda a população pode relatar pelo menos um caso na família ou de pessoa muito próxima.  Mas, escutei um interessante  relato de uma senhora nativa da região, filha de rendeira  e neta de pescador,   de família que tem o costume de utilizar as ervas  caseiras. Esta senhora de aproximadamente 40 anos,  contraiu a doença, inclusive constatada pelo exame realizado no Posto de Saude em Aquiraz, CE. Iniciou com intensa febre , coceira , dores e dificuldades  terríveis   nas juntas, não conseguindo inclusive sentar-se para fazer suas necessidades. Ela tomou o soro e seguiu as instruções  e medicamentos oficiais,  mas, relatou ter utilizado também o MELÃO DE SÃO CAETANO no seu tratamento  com muito sucesso,  ficando boa após 3 dias do primeiro dia  de febre, sem as coceiras e os efeitos colaterais   principalmente as dores articulares,  que permanecem em muitos casos inclusive  por muitos meses.

Esta é sua receita:

Fez um chá com 3 litros de água e um punhado de MELÃO DE SÃO CAETANO ( folhas, talos,frutos flores, ramas etc) aproximadamente 400 gs.  e 20 dentes de allho, ferveu e tampou.  Amassou   e esfregou no corpo deixando como um cataplasma por meia hora. Oo  resto desta infusão bebeu ao longo do dia como chá, aos poucos e na sede. Ao longo do dia comeu mastigando 1 ou 2 sementinhas. No período de 3 dias em que realizou este procedimento  ficou totalmente curada.

Relata  também que     alguns moradores  da Prainha, utilizam com êxito a infusão de MELÃO DE SÃO CAETANO como repelente.

Considerando os informes  da OMS – Organização Mundial da Saúde, relativos ao período da transmissão da doença  durante 1 dia antes da febre até 5 dias após o início  da mesma, a utilização do cataplasma e desta infusão no corpo pode além de acelerar  a cura sem os efeitos colaterais, evitar  a propagação da epidemia, pelo mosquito.
Este conhecimento popular e esta experiência poderão direcionar pesquisas e constatar  cientificamente  as  propriedades do MELÃO DE SÃO CAETANO  tanto no tratamento como também na prevenção  da Chikungunya Embora estudos acadêmicos sejam demorados, a difusão  deste doença ainda não atingiu todo o Brasil e  a pesquisa  poderá vir a ajudar   a população a ser ainda atingida.

Observação Importante:

Este tratamento  não  é recomendado para  mulheres grávidas,  com base na  pesquisa  que realizei na literatura existente  sobre as propriedades  desta planta.

Links interessantes:
http://www.londrina.pr.gov.br/dados/images/stories/Storage/sec_saude/fitoterapia/publicacoes/melao2.pdf

http://www.who.int/mediacentre/factsheets/zika/pt/

http://combateaedes.saude.gov.br/pt/tira-duvidas

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/62/2805-uma-planta-muito-simples-consegue-matar-ate-98-de-celulas-cancerigenas-e-tambem-frear-o-diabetes.html

http://plataforma-montanhas.rio20.net/2017/06/13/epidemias-melao-de-sao-caetano-podera-ajudar-voce-no-tratamento-e-prevencao-da-chikungunya/

Fotos:

http://2.bp.blogspot.com/-masQgn-zSjs/VQ4cAMQYUlI/AAAAAAAAec0/5qd7UqsVh6E/s1600/mel%C3%A3o%2Bs%C3%A3ocaetano%2B2.jpg

https://papjerimum.blogspot.com.br/2012/06/melao-de-sao-caetano-ou-galinha-de.html