Segundo a tradição, o MELÃO DE SÃO CAETANO Momordica charantia L. (Cucumis africanus Lindl), é planta originária da África e Ásia a e suas sementes foram trazidas ao Brasil pelos escravos, por suas propriedades terapêuticas. Encontra-se em todo o Brasil, em terrenos baldios principalmente. È meio trepadeira tem flores e frutos amarelos e as sementes com aparência rosada, é apreciada pelas aves e crianças. Em S. Paulo seus frutos são encontrados com facilidade em mercados pelo consumo na culinária japonesa. Melão de São Caetano poderá ajudar na prevenção e tratamento da Chikungunya.
Prainha em 2017 é foco epidêmico, sendo que em junho deste ano, toda a população pode relatar pelo menos um caso na família ou de pessoa muito próxima. Mas, escutei um interessante relato de uma senhora nativa da região, filha de rendeira e neta de pescador, de família que tem o costume de utilizar as ervas caseiras. Esta senhora de aproximadamente 40 anos, contraiu a doença, inclusive constatada pelo exame realizado no Posto de Saude em Aquiraz, CE. Iniciou com intensa febre , coceira , dores e dificuldades terríveis nas juntas, não conseguindo inclusive sentar-se para fazer suas necessidades. Ela tomou o soro e seguiu as instruções e medicamentos oficiais, mas, relatou ter utilizado também o MELÃO DE SÃO CAETANO no seu tratamento com muito sucesso, ficando boa após 3 dias do primeiro dia de febre, sem as coceiras e os efeitos colaterais principalmente as dores articulares, que permanecem em muitos casos inclusive por muitos meses.
Esta é sua receita:
Fez um chá com 3 litros de água e um punhado de MELÃO DE SÃO CAETANO ( folhas, talos,frutos flores, ramas etc) aproximadamente 400 gs. e 20 dentes de allho, ferveu e tampou. Amassou e esfregou no corpo deixando como um cataplasma por meia hora. Oo resto desta infusão bebeu ao longo do dia como chá, aos poucos e na sede. Ao longo do dia comeu mastigando 1 ou 2 sementinhas. No período de 3 dias em que realizou este procedimento ficou totalmente curada.
Relata também que alguns moradores da Prainha, utilizam com êxito a infusão de MELÃO DE SÃO CAETANO como repelente.
Considerando os informes da OMS – Organização Mundial da Saúde, relativos ao período da transmissão da doença durante 1 dia antes da febre até 5 dias após o início da mesma, a utilização do cataplasma e desta infusão no corpo pode além de acelerar a cura sem os efeitos colaterais, evitar a propagação da epidemia, pelo mosquito.
Este conhecimento popular e esta experiência poderão direcionar pesquisas e constatar cientificamente as propriedades do MELÃO DE SÃO CAETANO tanto no tratamento como também na prevenção da Chikungunya Embora estudos acadêmicos sejam demorados, a difusão deste doença ainda não atingiu todo o Brasil e a pesquisa poderá vir a ajudar a população a ser ainda atingida.
Observação Importante:
Este tratamento não é recomendado para mulheres grávidas, com base na pesquisa que realizei na literatura existente sobre as propriedades desta planta.
Links interessantes:
http://www.londrina.pr.gov.br/dados/images/stories/Storage/sec_saude/fitoterapia/publicacoes/melao2.pdf
http://www.who.int/mediacentre/factsheets/zika/pt/
http://combateaedes.saude.gov.br/pt/tira-duvidas
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/62/2805-uma-planta-muito-simples-consegue-matar-ate-98-de-celulas-cancerigenas-e-tambem-frear-o-diabetes.html
http://plataforma-montanhas.rio20.net/2017/06/13/epidemias-melao-de-sao-caetano-podera-ajudar-voce-no-tratamento-e-prevencao-da-chikungunya/
Fotos:
http://2.bp.blogspot.com/-masQgn-zSjs/VQ4cAMQYUlI/AAAAAAAAec0/5qd7UqsVh6E/s1600/mel%C3%A3o%2Bs%C3%A3ocaetano%2B2.jpg
https://papjerimum.blogspot.com.br/2012/06/melao-de-sao-caetano-ou-galinha-de.html